quinta-feira, 1 de março de 2012

O REINO DE DEUS Aula 6


O REINO DE DEUS Aula 6

Textos sobre o Reino
Mateus 13. 24-30
Mateus 13
Mc 4
Lc 8 e 13

INTERPRETAÇÕES CONCERNENTES AO REINO DE DEUS
A Igreja constitui o povo do Reino, mas não pode ser identificada com o Reino”.

Interpretações possíveis:
A antiga perspectiva liberal(A. Harnack )- pura religião profética ensinada por Jesus: a Paternidade de Deus, "a irmandade dos homens", o valor infinito da alma do indivíduo e a ética do amor;
Futurista - Johannes Weiss- totalmente futurista e escatológica;
Escatologia Consistente (Konsequerite Eschatologie de Albert Schweitzer), O ensinamento ético de Jesus estava designado somente para o breve intervalo antes da vinda do fim (ética do Ínterim), não para a vida comum dos homens na sociedade. Este autor acreditava que o Reino não havia chegado e que Jesus morreu em desespero e desilusão. Essa era a imagem do "Jesus histórico", como concebido por Schweitzer - um desiludido mestre apocalíptico do primeiro século.
Escatologia Realizada (C.H. Dodd)-a ordem transcendente do tempo e do espaço que irrompeu na história por intermédio da missão de Jesus. Nele, o "totalmente outro" entrou para a história. Esse "totalmente outro", transcendental no pensamento de Dodd, é mais platônico do que bíblico. Nesse evento, tudo aquilo que os profetas esperavam há muito tempo era agora realizado na história. É isto o que Dodd quer dizer com "escatologia realizada". Dodd é criticado por minimizar o aspecto futurístico do Reino e, em sua última publicação, admite que o Reino ainda aguarda a consumação "além da história". Contudo, muitos estudiosos seguiram Dodd em sua posição de que a característica mais distintiva sobre o ensino de Jesus foi a presença do Reino.
Presente e Futuro (Kummel)- Se há algum tipo de consenso entre a maioria dos estudiosos, este é que o Reino é, em sentido verdadeiro, tanto presente quanto futuro.
Escatologia em Processo de realização (Joachim Jeremias)- Com a mensagem de Jesus a respeito do Reino de Deus e seus milagres de expulsão de demônios, o Reino irrompeu na história. Entretanto, Jesus aguardava uma consumação escatológica iminente do Reino, a qual envolveria sua própria ressurreição e parousia.
Dispensacionalista-  distinção muito clara entre o Reino de Deus e o Reino dos Céus. O Reino dos Céus significa o domínio dos céus (Deus) sobre a terra e refere-se de forma direta ao Reino teocrático de natureza terrena prometido a Israel do Antigo Testamento.

O REINO DE DEUS
O princípio básico desta linha de pensamento teológico é que há dois povos de Deus — Israel e a Igreja — com dois destinos, sob dois programas divinos.
O Reino de Deus é o domínio real de Deus, que tem dois momentos: um cumprimento das promessas do  Velho Testamento na missão histórica de Jesus e uma consumação ao fim dos tempos, inaugurando a Era Vindoura.


O Reino de Deus no Judaísmo
De qualquer modo , em toda a extensão do judaísmo, a vida do Reino de Deus foi aguardada como sendo um ato de Deus – talvez utilizando agente humanos – para derrotar os ímpios inimigos de Israel e reunir o povo de Israel disperso num todo vitorioso sobre os seus inimigos, em sua terra prometida, unicamente sob o domínio de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário