sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cosmovisões

Pr Leonir Oliveira citando O Universo ao lado. Sire, James.
Caros
Este é um resumo sobre o que é cosmovisão, eu citei isto em uma aula no seminário e as pessoas ficaram meio perdidas, ao estudarem aqui este material ficarão mais ainda (rsrsrs). Piadinhas a parte, esta é minha contribuição para o entendimento sobre como as pessoas "vêem" o mundo. 
Este material foi reeditado e acrescido de gráfico explicativos.
1) O que é uma cosmovisão?
Modo pelo qual você enxerga o mundo realmente, independente do que você diz que acredita ou vive. A cosmovisão pode ser consciente ou inconsciente. Ela é o parâmetro pelo qual você mede todas as coisas que acontecem no mundo, moldando todas as tuas decisões. Cosmovisão é a tua visão de mundo.
2) Definições de Cosmovisão
Uma cosmovisão é um comprometimento, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expressa como uma história ou um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser total ou parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas), que detemos (conscientemente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente), sobre a constituição básica da realidade, sobre o qual vivemos, movemos e possuímos nosso ser.” James Sire.
Um conjunto de suposições em que se crê conscientemente ou não, pela fé, com respeito à composição básica do universo e como ele funciona; Darrow Miller;
3) Como as cosmovisões se difundem
a) Horizontalmente– geograficamente começam com um indivíduo e difunde-se através de seus discípulos, que levam a mensagem à comunidade, à nação e por fim ao mundo;
b)
Verticalmente– as idéias começam com intelectuais e se espalham na camada educada ou profissional: professores, advogados, pastores, jornalistas, escritores, artistas e políticos, então passam a fazer parte do contexto do homem comum.

4) Cosmovisões Básicas


Teísmo Cristão
a) Deus é infinito e pessoal (trino), transcendente e imanente, onisciente, soberano e bom;
b) Deus criou o cosmos ex-nihilo- do nada, para operar com uma uniformidade de causa e efeito em um sistema aberto;
c) Os seres humanos são criados à imagem de Deus e, portanto, possuem personalidade, autotranscendência, inteligência, moralidade, senso gregário e criatividade.
d) Os seres humanos podem conhecer tanto o mundo que os cerca quanto o próprio Deus, porque ele colocou neles essa capacidade e porque ele desempenha um papel ativo na comunicação com eles;
e) Os seres humanos foram criados bons, porém, devido à queda a imagem de Deus tornou-se desfigurada, embora não tão desfigurada, embora não tão destruída de modo a não ser mais passível de restauração; através da obra de Cristo, Deus redimiu a humanidade e começou o processo de restaurar as pessoas à bondade, muito embora qualquer pessoa possa escolher rejeitar essa rejeição;
f) Para cada ser humano a morte representa tanto o portão para a vida com Deus e seu povo quanto o portão para a separação eterna da única coisa que pode satisfazer as aspirações humanas definitivamente;
g) A ética é transcendente e alicerçada no caráter de Deus como bom (santo e amoroso).
h) A história é linear, uma sequência de eventos significativos, que levam ao cumprimento dos propósitos de Deus para humanidade.

A partir desta cosmovisão começa uma distorção do Teísmo Cristão original que contempla um Deus transcendente (acima de tudo e todos) e imanente (penetra todas as coisas). Ele é o Deus que criou todas as coisas e que ainda as sustêm. Ele é maior que todas as coisas, no entanto, se importa comigo ao ponto de dar seu Filho único em meu lugar. Com um Deus assim não precisamos de nenhum complemento, mas as deturpações do caráter de Deus formaram doutrinas  distorcidas. Vamos estudá-las a seguir:
Gráfico Geral:

Deísmo
a) Um Deus transcendente, como primeira causa, criou o universo, mas, então, o deixou funcionar por conta própria. Deus é, portanto, não imanente, não totalmente pessoal, não soberano sobre os assuntos humanos e não providencial;
b) O cosmo criado por Deus é determinado, pois foi criado como uma uniformidade de causa e efeito em um sistema fechado; nenhum milagre é possível;
c) Os seres humanos, embora pessoais, fazem parte do mecanismo do universo;
d) O cosmo, este mundo, é compreendido como estando em seu estado normal; ele não é decaído ou anormal. Podemos conhecer o universo e por meio de seu estudo determinar como Deus é.
e) A ética é restrita à revelação geral; pelo fato de o universo ser normal, ele revela o que é certo;
f) A história é linear, pois o curso do cosmo foi determinado na criação;


Naturalismo (básico)
a) A matéria existe eternamente e é tudo que há. Deus não existe;
b) O cosmo existe como uma uniformidade de causa e efeito em um sistema fechado;
c) Os seres humanos são máquinas complexas; a personalidade é uma inter-relação de propriedades químicas e físicas ainda não totalmente compreendidas;
d) A morte é a extinção da personalidade e da individualidade;
e) A história é uma corrente linear de eventos ligada por causa e efeito, porém, sem uma proposta abrangente;
f) A ética esta relacionada apenas os seres humanos;
g) Naturalismo na prática: humanismo secular;
h) Naturalismo na prática: marxismo.

Niilismo
Ø O naturalismo no coloca como seres humanos em uma caixa. Porém, para termos qualquer confiança de que nosso conhecimento sobre estarmos dentro de uma caixa é verdadeiro, precisamos nos posicionar for da caixa ou receber essa informação de qualquer outro ser fora da caixa (os teólogos chamam isto de “revelação”). Ocorre que não há nada nem ninguém fora da caixa para nos fornecer revelação, e nós não podemos transcender a caixa. Por conseguinte, niilismo é epistemológico.

Existencialismo: além no niilismo
a) O universo é composto apenas de matéria, porém para o ser humano a realidade se apresenta em duas formas- subjetiva e objetiva;
b) Para os seres humanos a existência precede a essência; as pessoas fazem de si mesmas o que são;
c) Cada pessoa é livre totalmente com respeito à sua natureza e ao destino;
d) O altamente elaborado e firmemente organizado mundo objetivo se coloca contra os seres humanos e parece absurdo;
e) Existencialismo: além no niilismo
f) No pleno reconhecimento e contra o absurdo a pessoa autêntica deve revoltar-se e criar valores;


Existencialismo teísta básico
a) Os seres humanos são seres pessoais que, quando chegam à plena consciência, descobrem-se em universo hostil; se Deus existe ou não é uma questão difícil a ser resolvida, não pela razão, mas por meio da fé;
b) O pessoal é que possui valor;
c) O conhecimento é subjetividade; a verdade total é, com frequência, paradoxal;
d) A história como registro de eventos é incerta, sem importância, mas a história como modelo, tipo ou mito a ser feito presente e vivenciado é de suprema importância.

Monismo panteísta oriental
a) Atma é Brahma, isto é, a alma de cada um e de todo ser humano é a alma do cosmo;
b) Algumas coisas são mais únicas do que as outras;
c) Muitos (se não todos) caminhos levam ao um;
d) Perceber a unidade com o cosmo é ir além da personalidade;
e) Monismo panteísta oriental
f) Perceber a unidade de alguém com o cosmo é ir além do conhecimento. O princípio da não contradição não se aplica onde a suprema realidade esta relacionada;
g) Perceber a unidade com o cosmo é ir além do bem o do mal; o cosmo é perfeito a todo o momento;
h) A morte é o fim da existência pessoal, individual; mas não altera nada de essencial na natureza do indivíduo;
i) Perceber a unidade com o um é ir além do tempo. O tempo é irreal. A história é cíclica.
j) Religiões: Hinduísmo, Budismo e o Zen

A novo era: um universo separado
a) Qualquer em que seja a natureza do ser (idéia ou matéria, energia ou partícula), o eu é o centro, a realidade fundamental. Como os seres humanos crescem em sua consciência e compreensão desse fato, a raça humana está no limiar de uma transformação radical na natureza humana; mesmo agora vemos alguns precursores da humanidade transformada e protótipos da Nova Era;
b) O cosmo embora unificado no eu, é manifesto em duas dimensões mais: o universo visível, que é acessível por meio da consciência comum, e o universo invisível (ou mente expandida), acessível por estados alterados de consciência.
c) A novo era: um universo separado
d) A essência da experiência da Nova Era e a consciência cósmica, na qual categorias comuns de espaço, tempo, moralidade tendem a desaparecer;
e) A morte física não é o fim do eu; sob a experiência da consciência cósmica, o temor da morte é removido;
f) A novo era: um universo separado
g) Três atitudes distintas para a questão metafísica da natureza da realidade sob o quadro geral da Nova Era: (1) a versão oculta, na qual os seres e coisas são percebidos em estados alterados de consciência existem a parte do ser que é consciente; (2) a versão psicodélica, na qual essas coisas e seres são uma projeções do eu consciente e (3) a versão relativista conceitual, na qual a consciência cósmica é a atividade consciente de uma mente, utilizando um dos modelos incomuns para a realidade, nenhum dos quais é “mais verdadeiro” do que qualquer outro.

Pós-modernidade
a) Ser para saber
b) A primeira questão que o pós-modernismo suscita não é o que está lá ou como sabemos o que lá está, mas como a linguagem funciona para construir significado. Em outras palavras, há uma mudança na “primeiras coisas” de ser para saber, para construir significado;
c) Conhecer para significar;
d) A morte da verdade;
e) A verdade sobre a própria realidade está para sempre oculta de nós. Tudo o que podemos fazer é contar histórias;
f) As histórias propiciam às comunidades o seu caráter de coesão;
g) Todas as narrativas mascaram um jogo pelo poder. Qualquer narrativa utilizada como metanarrativa torna-se opressiva;
h) Não há eu substancial. Os seres humanos fazem de si mesmos o que são pelas linguagens construídas sobre eles mesmos;
i) A ética, como conhecimento, é uma construção linguística. O bem social é tudo aquilo que a sociedade assume ser; (ser bom sem Deus);
j) O pós-modernismo é instável;
k) Eles são antirealistas: eles negam que exista qualquer conexão conhecida ou conhecível entre o que nós pensamos e dizemos com o que na realidade existe.

2 comentários:

  1. Essa foi exposição mais organizada e racional/espiritual para assuntos que as vezes criava um nó em minha mente, agora ao invés de divergências percebo muito mais as convergências.
    Muito Obrigado.

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