http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1217&Itemid=56
Queridos
Está será a primeira de uma série de artigos sobre Arminianismo e Calvinismo que postaremos com o fim de esclarecer as posições. Digo que de antemão que minha tendência é ser arminiana, mas estudando as Escrituras em alguns pontos sou calvinista e alguns aquilo que se chama neo-calvinismo.
Todo o estudo sistemático da Bíblia visa a uma organização do pensamento bíblico em cima de temas afins. Como é uma mente humana analisando uma mente Divina, teremos falhas e limitações. TODOS OS SISTEMAS SÃO FALHOS E O "MEU" NÃO É DIFERENTE DISTO.
Estas postagens vão ajudar ao estudante das Escritura a se posicionarem frente as diversas posições.
Os alunos do Betel e membros da Atos terão a chance de ler mais sobre o que dei aula.
Segue o primeiro que vem do sítio em parte do arminianismo.com:
O que é Arminianismo?
Queridos
Está será a primeira de uma série de artigos sobre Arminianismo e Calvinismo que postaremos com o fim de esclarecer as posições. Digo que de antemão que minha tendência é ser arminiana, mas estudando as Escrituras em alguns pontos sou calvinista e alguns aquilo que se chama neo-calvinismo.
Todo o estudo sistemático da Bíblia visa a uma organização do pensamento bíblico em cima de temas afins. Como é uma mente humana analisando uma mente Divina, teremos falhas e limitações. TODOS OS SISTEMAS SÃO FALHOS E O "MEU" NÃO É DIFERENTE DISTO.
Estas postagens vão ajudar ao estudante das Escritura a se posicionarem frente as diversas posições.
Os alunos do Betel e membros da Atos terão a chance de ler mais sobre o que dei aula.
Segue o primeiro que vem do sítio em parte do arminianismo.com:
O que é Arminianismo?
A posição de Jacob Armínio (1560-1609) e seus seguidores – frequentemente conhecidos como remonstrantes – quanto à graça, o livre-arbítrio, à predestinação e à perseverança dos crentes. Armínio era um teólogo calvinista holandês que, em todos aqueles pontos nos quais a tradição reformada diferia da católica ou da luterana, continuou sendo calvinista. É importante recordar isso, visto que frequentemente se diz que o arminianismo é o contrário do calvinisrno, quando na realidade tanto Arrnínio como seus seguidores eram calvinistas em todos os pontos, exceto nos que debatiam. Além disso, é necessário notar que o debate envolvia também o interesse de um dos grupos em sublinhar o calvinismo estrito a fim de salvaguardar a independência recentemente conquistada do país, enquanto que o outro buscava posições que tornassem mais fácil para o país comercializar com outros que não fossem estritamente calvinistas. Em parte, por essa razão, os calvinistas estritos fundamentavam seus argumentos sobre as Escrituras, e o princípio da justificação só pela graça, construindo sobre isso um sistema rigidamente lógico e racional, enquanto seus opositores desenvolveram argumentos igualmente coerentes fundamentados sobre os princípios geralmente aceitos da religião – razão pela qual em certo modo foram precursores do racionalismo.
Armínio envolveu-se em um debate quando resolveu refutar as opiniões daqueles que rejeitavam a doutrina calvinista estrita da predestinação. Mas então se convenceu de que eram eles que tinham razão, e se tornou o principal defensor dessa posição. Os calvinistas estritos que se opuseram a ele e que mais tarde condenaram seus ensinamentos eram supralapsarianos. Sustentavam que Deus havia decretado antes de tudo a eleição de alguns e a reprovação de outros, e depois havia decretado a queda e suas consequências, de tal modo que o decreto inicial da eleição e reprovação pudesse ser cumprido. Também sustentavam que as consequências da queda são tais que toda a natureza humana está totalmente depravada, e que o decreto da predestinação é tal que Cristo morreu unicamente pelos eleitos, e não por toda a humanidade. Em princípio, Armínio tratou de responder a essas opiniões adotando uma posição infralapsariana; mas logo se convenceu de que isso não bastava. Criticou então seus adversários argumentando, em primeiro lugar, que sua discussão dos decretos da predestinação não era suficientemente cristocêntrica, visto que o verdadeiro grande decreto da predestinação é aquele “pelo qual Cristo foi destacado por Deus para ser o salvador, a cabeça e o fundamento daqueles que herdarão a salvação”; e, em segundo lugar, que a predestinação dos fiéis por parte de Deus baseia-se em sua presciência de sua fé futura.
Visto que a doutrina da predestinação de seus opositores se fundamenta na primazia da graça, e de uma graça irresistivel, Armínio respondeu propondo uma graça “preveniente” ou “preventiva”, que Deus dá a todos, e que os capacita para aceitar a graça salvadora se assim decidirem. E, visto que a graça não é irresistivel, isso implica que é possível um crente, mesmo depois de haver recebido a graça salvadora, cair dela. Foi contra todas essas propostas dos arminianos que o Sínodo de Dordrecht, ou de Dort (1618-19) afirmou os cinco pontos principais do calvinismo estrito, a depravação total da humanidade, a eleição incondicional, a expiação limitada por parte de Cristo, a graça irresistivel, e perseverança dos fiéis.
As teorias de Armínio foram adotadas por vários teólogos de tradição reformada que não estavam dispostos a levar seu calvinismo às consequências que Dordrecht as havia levado. O mais destacado entre eles foi João Wesley (1703-91). Entre os batistas ingleses, aqueles que aceitaram o arminianismo receberam o nome de “batistas gerais”, porque insistiam que Cristo morreu por todos, enquanto que aqueles que ensinavam a expiação limitada foram chamados “batistas particulares”.
Justo L. González, Breve Dicionário de Teologia, p. 46, 47
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