quinta-feira, 8 de maio de 2014

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL (Verdade e Amor) Aula 8 2014



1.  COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Kleber Nascimento(1)

1.1 Verdade e Amor

O relacionamento será tanto mais frutífero, quanto maior for a eficácia do processo de comunicação. Em muitos relacionamentos — profissionais, sociais, afetivo-emocionais — as pessoas não conseguem ajudar-se mutuamente, facilitando o desempenho uma da outra, porque sua comunicação interpessoal é cheia de “ruídos”.

Para se beneficiar reciprocamente do relacionamento é indispensável alcançar e preservar um nível de confiança mútua a fim de que haja uma comunicação genuína, a qual depende fundamentalmente do dar e receber feedback, a ser exercitado dia a dia.

O que se precisa compreender é que não basta a veracidade do conteúdo para que o feedback seja aproveitado. È indispensável perguntar-se por quê, qual a motivação para oferecê-la ao outro.



1.2 Como Superar Dificuldades

  • Estabelecendo uma relação de confiança recíproca para diminuir as barreiras entre comunicador e receptor.
  • Reconhecendo que o feedback é um processo de exame contínuo.
  • Aprendendo a ouvir, a receber feedback sem reações emocionais (defensivas) intensas.
  • Aprendendo a dar feedback de forma habilidosa, sem conotações intensas.

Todos nós precisamos de feedback, tanto do positivo quanto do negativo. A dificuldade reside em que, no âmbito da igreja, as pessoas não estão acostumadas a serem avaliadas por seu desempenho no ministério. Deverá haver uma relação de amor muito forte de modo que, quando formos corrigir a pessoa, ela se sinta amada e cuidada através da correção. E que o real motivo da exortação é o crescimento dela.

Necessitamos saber o que estamos fazendo inadequadamente, como também o que conseguimos fazer bem, para podermos corrigir as ineficiências e mantermos os acertos.

Os dados subjetivos referentes a sentimentos e emoções também são importantes no processo de feedback. Por exemplo: “Quando você fez aquilo, senti-me numa situação muito desagradável”. Isto não tem por objetivo invalidar os motivos da outra pessoa, apenas indicar como as ações repercutiram em nós. Não sabemos porque agiu assim, sabemos, porém, como o seu comportamento nos fez sentir.

Quando recebemos feedback de uma pessoa, precisamos confrontá-lo com reações de outras pessoas para verificar se precisamos mudar nosso comportamento de maneira geral ou somente em relação àquela pessoa. Se mais de três pessoas comentam o mesmo de você, provavelmente não são elas que precisam mudar e sim você.









• VERDADE / AMOR — A verdade por amor recria

O conteúdo do feedback que trocam entre si é autêntico, íntegro. O que motiva o feedback é a consciência de propiciar o crescimento. O amor ao próximo.

• MENTIRA / AMOR — A mentira por amor é bondade vazia.

O conteúdo do feedback que trocam entre si, tanto em nível do pensamento quantos dos sentimentos, não é autêntico. Não dizem realmente o que pensam e nem revelam o que sentem (mentira).

• VERDADE / DESAMOR — A verdade por desamor infecta.

O conteúdo do feedback é verdade e a sua motivação é desamor. A motivação é desamor, é magoar, diminuir, enquadrar, humilhar, “dar o troco”, subjugar.

• MENTIRA / DESAMOR — A mentira por desamor putrefaz

O conteúdo do feedback é um vale-tudo, aproveitam-se alguns fatos, mudam-se as ênfases, acrescentam-se outros dados. Sempre é válido mentir, caluniar, contanto que se destrua o outro.

Provérbios 25:11 diz: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo.”

Com isto concluímos que as palavras que falamos devem ser:
  • Quanto ao conteúdo: verdadeiras.
  • Quanto à forma de comunicação: amorosas.
  • Quanto ao tempo: ditas na hora apropriada.
  • VAP: Verdadeiras, Amorosas e no Tempo correto.

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