segunda-feira, 10 de junho de 2013

Temperamentos


Estudo inicial para meus alunos alunos, será revisado no segundo semestre.

Temperamentos

Este é o início de minha contribuição no estudo dos temperamentos e como posso, em me entendendo, entender melhor o outro a partir das particularidades dos temperamentos, faço minhas as palavras do Tim LaHaye sobre este assunto:


   
(Figura 1. Pr Leonir Oliveira)
A Teoria dos Quatro Temperamentos é apenas uma ferramenta terapêutica. Com outros ou consigo mesmo, deve ser usada sempre com brandura, flexibilidade e de forma construtiva. Uma boa regra é: não se ponha a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isto contribua para melhorar o seu relacionamento com esta pessoa, e não diga a uma pessoa qual o temperamento que ela possui, a não ser que ela o pergunte diretamente



Teoria dos Quatro Temperamentos


Conheça quatro temperamentos básicos[1]

Hipócrates, médico e filósofo grego, 400 anos a.C, expôs essa teoria dos quatro temperamentos básicos, originados de quatro fluidos orgânicos:



• Sangue - temperamento sangüíneo;

• Bílis colérica - temperamento colérico;

• Bílis melancólica - temperamento melancólico;

• Fleuma - temperamento fleumático.



Apesar de ter sido superada essa determinação orgânica de Hipócrates, tal classificação quádrupla tem sido amplamente utilizada. Nenhuma outra classificação da moderna psicologia encontrou maior aceitação que a de Hipócrates.

O importante é que os quatro temperamentos sejam considerados básicos. Cada um de nós é, na verdade, uma combinação de dois ou mais temperamentos com suas forças e fraquezas que podem ser vencidas com o poder de Deus.

Este estudo de temperamentos — é bom que se lembre — destina-se à auto-análise, e não se deixe tentar a analisar o outro com ele.



Características básicas de cada um



1º Tipo: O sangüíneo exuberante

É cordial, eufórico, vigoroso, folgazão. Os sentimentos e não os pensamentos ponderados têm ação sobre suas decisões.

Num ambiente repleto de pessoas, a presença do sangüíneo estimula o ânimo dos presentes por sua conversa exuberante e apaixonada. Sempre tem amigos porque faz com que se vejam como pessoas importantes para ele. E realmente o são. Gosta do convívio social e não suporta a solidão.

Freqüentemente fala antes de pensar, mas sua ingênua sinceridade muitas vezes desarma seus interlocutores.

Seus modos tumultuosos e amistosos o fazem parecer mais autoconfiante do que realmente é.

Os sangüíneos são bons vendedores, funcionários de hospitais, professores, conferencistas, atores e oradores.



2º Tipo: O colérico intransigente

É vivaz, ardente, ativo, prático e voluntarioso. Quase sempre é auto-suficiente e independente. Tem facilidade em tomar decisões por si e por outras pessoas.

Não precisa ser estimulado. Ao contrário, ele é que estimula seu ambiente com idéias, planos ambiciosos e atividades.

É capaz de criar projetos lucrativos de longo alcance. Toma a atitude definitiva diante de problemas, e freqüentemente se vê envolvido em campanhas contra injustiças sociais e outras do gênero.

As adversidades servem-lhe de estímulo e não de obstáculo.

Possui firmeza inabalável e vence suas lutas por insistência enquanto outros já desanimaram.

É o chefe nato. Não se compadece facilmente dos outros.

É hábil em reconhecer oportunidades, mas não é dado a análises. Prefere uma avaliação rápida, quase intuitiva. Possui a tendência a ser tirânico e, muitas vezes, é considerado um oportunista.

Quando adulto, é difícil para o colérico aceitar a Cristo, devido à sua auto-sufíciência e, mesmo que o aceite, tem dificuldade em confiar plenamente no Senhor e em aceitar a afirmação de Jesus: "Sem mim, nada podeis fazer".

Muitos grandes generais e líderes mundiais foram coléricos. Pode ser um bom gerente, planejador, produtor, ditador ou até mesmo criminoso.



3º Tipo: O melancólico

Considerado, comumente, um temperamento hostil e sombrio, na verdade, é o mais rico dos temperamentos, pois é um tipo analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Ninguém desfruta maior prazer com as belas artes do que ele.

É, por natureza, introvertido, mas chega a ter estados momentâneos de êxtase.

É um amigo muito fiel, mas, ao contrário do sangüíneo, não faz amigos facilmente. Não tomará a atitude de procurá-los e esperará que o procurem.

É o tipo mais confiável, pois seu temperamento perfeccionista não permitirá que ele desaponte alguém que conte com ele. Mas tem propensão a ser desconfiado quando o procuram ou o acumulam de atenções.

Seu lado analítico faz com que apure com cuidado os obstáculos de um projeto. Isto, normalmente, o afasta de novos projetos e gera conflitos com os que tentam iniciá-lo.

Pode se animar muito com algo e produzir grandes coisas, mas, em seguida, sobrevêm-lhe uma fase depressiva.

Geralmente encontra maior significado para sua vida no sacrifício pessoal, e tende a escolher na vida uma vocação difícil, que envolva grande esforço pessoal, e a desempenha com persistência, procurando realizá-la bem.

O melancólico é o temperamento com maior potencialidade inata a ser aplicada pelo Espírito Santo. E muitos personagens bíblicos possuíam o temperamento melancólico, como Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e outros.



4º Tipo: O fleumático

É o tipo calmo, frio e bem equilibrado. A vida para ele é algo severo e agradável com o qual não quer muito envolvimento.

Jamais parece perturbar-se sob qualquer circunstância. Não explode em raiva ou riso porque tem as emoções sob controle.

Ao fleumático não faltam amigos, porque ele gosta do convívio social e tem um humor mordaz, capaz de provocar gargalhadas sem dar um sorriso se quer.

É organizado e tem ótima memória. Sente-se irritado com o temperamento inquieto do sangüíneo e sempre lhe aponta a futilidade. Fica aborrecido com os momentos depressivos do melancólico e está sempre disposto a ridicularizá-lo. Lança, com prazer, jatos d'água fria nos planos efervescentes do colérico. Porém não passa de espectador em sua relação com eles, sem se envolver em suas atividades.

É geralmente simpático e de bom coração, mas raramente deixa transparecer seus sentimentos.

Não aceitará um cargo de liderança espontaneamente, mas se mostra capaz, caso tenha de ocupá-lo. É um conciliador e pacificador inato.

* * *

A grande diferença entre os quatro tipos de temperamento nos mostra porque as pessoas são indivíduos, sem contar as várias combinações dos quatro temperamentos básicos.

Não se pode dizer que um deles é melhor, mas todos possuem forças e riquezas, assim como fraquezas e perigos.



As forças do temperamento



O sangüíneo é:



Apreciador da vida em qualquer detalhe.

Otimista em relação ao presente e ao futuro.

Amistoso e afetuoso com as pessoas.

Compassivo e temo para com o próximo e suas necessidades.

É o tipo que mais facilmente obedece ao preceito bíblico: Regozijai-vos com aqueles que se regozijam, e chorai com aqueles que choram.



O colérico é:



Determinado em seus projetos, que são plenos de significado.

Prático e eficiente na hora de tomar decisões rápidas.

Líder rápido e ousado.

Otimista, visualizando apenas o objetivo e não as dificuldades.



O melancólico é:



Sensível, meditando com ponderação sobre suas emoções.

Perfeccionista na imposição a si e aos outros de um elevado padrão de qualidade.

Analítico - caçador de detalhes e de problemas latentes num projeto.

Amigo fiel - "daria sua vida" pelos poucos amigos.

Abnegado na execução de qualquer trabalho.



O fleumático é:



Espirituoso - com imperturbável bom humor.

Digno de confiança, mesmo sem se envolver em demasia com o outro.

Prático - trabalha bem sob tensão.

Tem hábitos metódicos.

Eficiente - com padrões elevados de zelo e precisão.



RESUMO:

■ As forças de cada temperamento os tornam atraentes, e graças a Deus que nos deu um pouco da força de cada um.

■ Mas chegou o momento de encarar as fraquezas, que Deus pode nos ajudar a transformar.



As fraquezas do temperamento



O SANGÜÍNEO é:



Turbulento - freqüentemente é pouco prático e desorganizado. Tende a agir belicosamente e em direção errada, por sua falta de análise. Tem dificuldade em concentrar-se na leitura da Palavra de Deus. Sua incessante atividade, que o leva a correr de uma linha de conduta a outra na vida, impedem sua produtividade.



Pusilânime e indisciplinado - não é uma pessoa resoluta e real. Se lhe oferecem um cargo na igreja, sua resposta imediata é sim, mas acha difícil o trabalho preparatório e não analisa questões como tempo disponível, habilidades e responsabilidades envolvidas.



Egoísta - tende a ocupar a atenção dos outros para si e toma-se antipático ao dominar a maior parte da conversa com assuntos de seu próprio interesse.



Emocionalmente instável - a despeito de ser um temperamento alegre, desanima facilmente e tende a desculpar-se por sentir pena de si mesmo.

Por sua natureza ardente, pode explodir repentinamente, mas esquecerá em seguida.

No campo espiritual, se arrepende pelas mesmas coisas inúmeras vezes, além de ser o temperamento que mais problemas tem com a lascívia.

Deve procurar a orientação do Espírito Santo para adquirir autocontrole, praticar a abstinência e "fugir da prostituição" (1 Co 6.18), além de paciência, fé e bondade.



O COLÉRICO é:



Violento - A ira é uma de suas fraquezas que o tornam insensível à compaixão cristã. Diferente do sangüíneo, ele explode violentamente e continua a guardar rancor. É vingativo, o que o torna uma pessoa indesejável ao convívio.



Cruel - tende a cultivar uma úlcera antes dos 40 anos de idade. Espiritualmente, contrista o Espírito Santo pela amargura, ira e rancor que lhe dão vestígios de crueldade. Característica que, se não controlada por padrões morais, pode tomá-lo um ditador ou criminoso.



Impetuoso - seu temperamento determinado pode levá-lo a iniciativas das quais se arrependerá posteriormente. É-lhe difícil demonstrar aprovação, o que lhe cria problemas no casamento, quando se acresce a essa dificuldade a crítica mordaz e declarações cruéis.



Auto-suficiente - sua autoconfiança excessiva pode tomá-lo arrogante e prepotente por se achar auto-suficiente.

No campo espiritual, esta fraqueza de temperamento o impede de aceitar o senhorio do Espírito Santo em sua vida.

De todos os temperamentos, é o que mais necessidades espirituais tem: amor, paz, bondade, paciência, humildade, benevolência.



O MELANCÓLICO é:



Egocêntrico - é inclinado à autocontemplação benévola, que lhe paralisa a energia e a vontade. Está sempre a dissecar as próprias emoções numa eterna auto-análise que lhe tira a naturalidade e o levam a condições mentais mórbidas.

Interessa-se excessivamente por sua condição física também, o que pode originar uma hipocondria. Este egocentrismo, aliado à sua natureza sensível, faz com que seus sentimentos estejam sempre à flor da pele, e com que seja desconfiado. Em casos agudos, com que tenha mania de perseguição.



Pessimista - por sua natureza analítica e perfeccionista, tende a procurar os problemas de um projeto, que. normalmente lhe pesam bem mais que o esforço conjunto para vencê-los.

Esta concepção pessimista o torna inseguro para tomar decisões porque não deseja cometer erros.



Crítico - tem a tendência de ser inflexível com relação ao que espera dos outros e não consegue aceitar menos que o melhor por parte deles. Muitos casamentos de perfeccionistas fracassaram porque suas esposas atingiam apenas 90% do que esperavam delas. A pequena parcela de erros, ele tende a amplificar.

É tão crítico para consigo mesmo como o é para com os outros.



Caprichoso - é o temperamento que manifesta maior alteração de ânimo. Tem fases raras de euforia exuberante, às quais se segue uma fase sombria.

Hipócrates chegou a qualificar o fluido melancólico como "negro". Este estado de ânimo cria um círculo vicioso, pois suas fases de desapontamento acabam enervando seus amigos, que passam a evitá-lo. Isto o conduzirá a uma tristeza ainda maior.

Essas sombrias disposições de ânimo levam o melancólico à nostalgia e à fuga do presente por meio de devaneios em relação ao futuro. Uma pessoa melancólica deve procurar o auxílio do Espírito Santo para desviar seus olhos de si mesmo e localizá-los no "puro campo de colheita" das pessoas necessitadas à sua volta.



Vingativo - esta é outra característica do melancólico que, por seu perfeccionismo, tem dificuldade de perdoar.

Embora pareça calmo e sossegado, pode carregar dentro de si um ódio turbulento. Pode ser que jamais o ponha em prática, como o colérico, mas pode alimentar esse ódio vingativo por muitos anos.

O melancólico parece ter o maior número de forças e também de fraquezas, o que torna difícil encontrar um melancólico de nível médio, porém suas fraquezas acentuadas podem levá-lo à esquizofrenia ou hipocondria.

A fé em Jesus Cristo pode ajudá-lo muito com dons espirituais como o amor, a alegria, a paz, a bondade, a fé e o autocontrole.



O FLEUMÁTICO é:



Moroso e indolente - freqüentemente parece estar arrastando os pés, pois ressente-se de ser forçado à ação.

Tem falta de motivação, o que o toma um espectador da vida e reforça a tendência a fazer o mínimo necessário. Deixa de realizar muitos projetos sobre os quais pensa, mas que lhe parecem sempre trabalhosos.

O desassossego do sangüíneo e a atividade do colérico quase sempre o aborrecem, pois teme que eles o forcem a trabalhar.



Provocador - devido ao seu agudo senso de humor e capacidade de ser observador desinteressado, tem facilidade em provocar o próximo que procura motivá-lo.

Se um sangüíneo entra animado, o fleumático toma-se distante e frio. Se o melancólico se mostra otimista, ele o provoca com um otimismo exagerado. Se um colérico se aproxima repleto de planos, é um prazer requintado para o fleumático derramar água fria em seu entusiasmo.



Egoísta e obstinado - Com o passar dos anos, seu extremo egoísmo se acentua, porque torna-se uma defesa. Opõe-se obstinadamente a qualquer espécie de mudança. Deseja manter-se conservador para conservar suas próprias energias.



Indeciso - torna-se cada dia mais indeciso por seu temor de comprometer-se. Seu discernimento prático, sua calma e capacidade analítica podem, eventualmente, encontrar um método melhor para um projeto, mas, quando ele toma a decisão de executá-lo, alguém dos temperamentos determinados já está atuando no projeto.



As necessidades espirituais primordiais do fleumático são o amor, a bondade, a docilidade, a temperança e a fé.



Traços de Personalidade[2]

Conhecendo mais a si mesmo e ao outro através da Teoria das Personalidades.





Muito dos problemas relacionados ao casamento tem seu cerne em um desconhecimento de si mesmo e do outro. Um casamento por si só é um milagre, pois são duas pessoas diferentes, vindo de duas famílias diferentes, com relacionamentos sociais diferentes, níveis de conhecimento prático diferentes, tentando dar certo. Creio firmemente que o amor vem de Deus, por isto as pessoas amam, e, por isto, nem sempre durante a fase do namoro percebem as diferenças relacionadas acima. O propósito deste pequeno estudo é tentar identificar os traços da personalidade da própria pessoa e do outro com o propósito de poder me relacionar melhor. Este estudo me ajudou principalmente no que tange ao Leonir, pois identifiquei claramente algumas tendências de minha personalidade que me atrapalhavam e identificando isto, pude orar por isto e perseverar em mudar de atitude.



Definindo os termos[3]:

• Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários.

• Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, denominado, às vezes, alma - é composta, esta, por cérebro, emoções e vontade.

• Personalidade - semblante externo de nós mesmos. Freqüentemente uma fachada agradável para um caráter medíocre ou mesmo desprezível, principalmente hoje em dia.

A Bíblia diz: "O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração" e "As fontes da vida têm origem no coração".

Temperamento: características com as quais nascemos.

Caráter: o temperamento "civilizado".

Personalidade: o rosto que mostramos ao próximo.

A hereditariedade do temperamento pode levar à enganosa conclusão de que ele não pode ser mudado. Contudo, isso é possível.





Uma abordagem contemporânea sobre traço: os cinco grandes[4]



Neurotismo—Ansiedade, mal-humor,Autopunitivismo;

Extroversão—Sensíveis, Assertivas, Ativas;

Abertura—Imaginativas, curiosas, artísticas, abertura ao novo;

Amabilidade—Gentis, úteis e despreocupados;

Conscientização—Organizadas, deliberadas e ajustadas



Como o modelo dos Cinco Grandes foi desenvolvido?

Este modelo resultou de amplas análises sobre os adjetivos usados, para descrever a personalidade, e igualmente de análises fatorias de vários testes e instrumentos de medida. Ela é mais dirigida a pesquisas, sendo indutiva, ou seja, emerge dos dados.




Temperamentos Transformados pelo Espírito Santo  (a ser complementado)

II Timóteo 1.7

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.



GÁLATAS 5

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.










[1] Temperamento Controlado pelo Espírito; LaHaye, Tim; Tradução livre.


[2] Temperamentos Transformados; LaHaye, Tim. Mundo Cristão




[3] Temperamentos controlados pelo Espírito, LaHaye, Tim


[4] Teorias da Personalidade; Friedman, Howard S. e Schustack, Miriam W.; Pearson.

3 comentários:

  1. Obrigada pr por este material muito tem contribuido nos meus estudos moro no exterior estudo pscologia crista tenho dificuldade de encontrar livros em portugues gracas a Deus encontrei seu blog.Deus te abencoe.
    Veonica

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica. Bom que vc gostou ele faz parte do livro citado e é fonte bibliográfica segura. qualquer pergunta estamos a disposição.
    paz

    ResponderExcluir
  3. Assunto que volta e meia aparece, os temperamentos. Acho que vou estudar pela 3° vez e achar seu material foi ótimo. Deus abençoe

    ResponderExcluir