quinta-feira, 8 de março de 2012

Liderança Secular X Liderança Cristã (Aula 2)

1. Liderança Secular X Liderança Cristã[1]
       Temos, em muitos momentos, mesmo sendo cristãos, trabalhado os aspectos da Liderança de maneira secularizada. Isto pode ser visto em nossos processos de sucessão pastoral onde se pede currículo, referências e tira-se nada consta do candidato. Pastores de grandes igrejas tem que ser “medalhões” com vários títulos e uma formação bem definida.
            Em que bases uma liderança secular toma decisões? Veja na figura abaixo:
Liderança Secular

Figura (1)
            A Liderança Cristã deveria estar baseada em outros termos, termos bíblicos e não seculares. Segue (Fig. 2) como penso que é base da liderança cristã:


Liderança Cristã
 Figura (2)
           
Resumindo, não dá pra liderar o povo de Deus se alguém não nasceu de novo. Em muitos momentos na igreja, decidimos por uma pessoa em um cargo, simplesmente porque ela é administradora ou gerente em sua empresa, eu mesmo já tomei muitas decisões baseadas neste tipo de características pessoais. Mas relendo as Escrituras e estudando a liderança sob a regência dela vejo que a pessoa pra liderar o Corpo de Cristo, precisa estar em Cristo primeiro e evidenciar o Fruto do Espírito[2]. Como o ferro com ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo (Pv 27. 17). Podemos ver de maneira clara que o Fruto é relacional, tem haver com o outro, logo o fruto é evidenciado na vida de comunhão da igreja.
            Liderar o povo de Deus não é para qualquer um e o texto de I Tm 3.1-7 vai evidenciar isto, através do alto padrão exigido de quem almeja esta excelente obra de liderar o povo de Deus. Quem quer estar à frente, precisa ter o caráter aprovado.
            Dons espirituais e habilidades naturais ou desenvolvidas completam o quadro de liderança. Ainda que os dois venham de Deus, há não crentes que tem habilidades excepcionais e crentes inábeis. E os dons são para o povo de Deus no exercício no ministério que o próprio Deus nos chamou.
             Já nas novas eclesiologias acontece desta maneira:





 [1]Este artigo é do autor do Blog
[2] Temos um artigo chamado O Fruto do Espírito no Blogde John Stott

Nenhum comentário:

Postar um comentário