quinta-feira, 1 de março de 2012

Aula 1 de TNT


Aula 1de TNT 


Teologia do Novo Testamento I
Pr Leonir Oliveira
Escravo de Jesus Cristo (Fp 1.1)



1. Material Didático
Obrigatório
George Eldon Ladd
Teologia do Novo Testamento. Hagnos
http://prleonir.blogspot.com/
Trabalhos

Ler e resumir o artigo Cosmovisões do Blog com suas próprias palavras, 
Resumo do Livro Ladd Cap 01-06

2. Avaliação
Prova: vale 6
Presenças: vale até 2 (= ou >80%-2; 80%-50%-1; <50% - 0).
Trabalhos: 2
6+2+2=10
Média 7 para passar


3. Diferença entre a Teologia Sistemática e Bíblica:
A Teologia Bíblica define-se basicamente a partir de sua distinção em relação à Teologia Sistemática e à História das Religiões. A proposta fundamental da Teologia Bíblica é construir uma teologia a partir das Escrituras, de modo indutivo, sem depender das categorias definidas pela Sistemática ou Dogmática.(Luiz Sayão no prefácio do Livro Teologia Bíblica ou Sistemática)

4. Como devemos olhar pra Teologia?
Em A preface to Christian theology [Prefácio à teologia cristã], John Mackay1 ilustra dois tipos de interesse nos assuntos cristãos. Para isso usa a figura de pessoas sentadas na sacada de uma casa espanhola observando quem passa na rua. Eles podem ouvir a conversa dos transeuntes e mesmo conversar com eles, podem criticar seu modo de andar, ou discutir a respeito da rua: Como ela pode existir, ou para onde vai, o que poder ia ser observado de diferentes pontos dela, e assim por diante; mas são apenas observadores, e seus problemas são teóricos.
Os viajantes, pelo contrário, estão enfrentando problemas, que embora tenham seu ângulo teórico são essencialmente práticos — problemas do tipo "aonde ir" ou "como chegar lá", problemas que exigem não apenas compreensão, mas também decisão e ação.
Observadores e viajantes podem refletir sobre o mesmo assunto, mas seus problemas diferem. Assim (por exemplo) em relação ao mal, o problema do observador é encontrar uma explicação que concilie o mal com a soberania e a bondade de Deus, enquanto o problema do viajante é como vencer o mal e se sair bem.
Poderíamos continuar indefinidamente neste tom, mas esta aula é para os viajantes e é com suas perguntas que ele lida. Foi escrito com a convicção de que a ignorância sobre Deus — ignorância tanto de seus recursos como da prática da comunhão com ele — tem relação direta com a fraqueza da igreja moderna. A primeira tendência é que a mentalidade cristã adaptou-se ao espírito moderno; A segunda tendência é que a mentalidade cristã vem sendo confundida pelo ceticismo moderno. (O Conhecimento de Deus, J. I. Packer)



5. Teologia da Humildade
MATEUS 11
25  Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
26  Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
27  Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Segundo o texto Deus se oculta dos ditos sábios e se revela aos pequeninos, minha oração é que Deus nos faça pequeninos nestes dias.


6. T E O L O G I A B Í B L I C A {Inclui a Teologia do Antigo Testamento (TAT) e Teologia do Novo Testamento (TNT)}
A teologia bíblica é a disciplina que estrutura a mensagem dos livros da Bíblia em seu ambiente formativo histórico. A teologia bíblica é basicamente uma disciplina descritiva, cuja abrangência não busca primeiramente o significado final dos ensinos da Bíblia, ou sua relevância para os dias atuais, uma tarefa da teologia sistemática. A tarefa da teologia bíblica é expor a teologia encontrada na Bíblia em seu contexto histórico, com seus principais termos, categorias e formas de pensamento. O propósito óbvio da Bíblia é contar a história a respeito de Deus e de seus atos na história para a salvação da humanidade. Para Bultmann, a idéia da revelação na história é mitológica. Ele argumenta que o propósito real do Novo Testamento é descrever a situação existencial da humanidade. Entretanto, isso é modernização. Se a Bíblia é considerada mitologia ou não, sua intenção é contar a história daquilo que Deus tem feito, o que também afeta a existência humana. Contudo, a teologia bíblica não pode mostrar-se cega para com a segunda questão: a fidelidade da história bíblica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário