quinta-feira, 1 de março de 2012

O espírito do Mundo Aula 4


O espírito do Mundo Aula 4

LUCAS 11
17  Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.
18  E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
19  E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes.
20  Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.
Satanás
      Em toda a extensão dos Evangelhos Sinópticos, Satanás é descrito como um espírito mau, sobrenatural, que chefia uma hoste de espíritos maus inferiores, chamados demônios. Como tal ele é "o príncipe dos demônios" (Mc. 3:22).
 Nos Evangelhos, a principal função de Satanás é opor-se ao propósito redentor de Deus.

Não é um dualismo absoluto
      Nem no judaísmo nem no N. T., este reino antitético do mal que se opõe ao Reino de Deus torna-se um dualismo absoluto. Os anjos caídos perdem toda sua força diante do poder de Deus e de seus anjos. No N. T., todos os poderes espirituais, como os que já foram mencionados, foram criados por Deus e estão, conseqüentemente, sujeitos ao seu poder.
      A doutrina de Satanás e dos demônios tem várias e diferentes implicações teológicas:
·         O mal não é diretamente imposto por Deus aos homens, nem tampouco se trata de um mero acaso ou de um destino caprichoso;
·         O mal tem suas raízes na personalidade;
·         O mal é maior do que os seres humanos. Pode ser resistido pela vontade humana, muito embora a vontade humana possa ceder a ele;
·         Além do mais, o mal não é um conflito caótico e desorganizado de poderes, como no animismo(ver blog), mas encontra-se sob a direção de uma única vontade, cujo propósito é frustrar a vontade de Deus.

Duas classes opostas na sociedade
      A sociedade é dividida em duas classes opostas: os que ouvem e recebem a palavra do Reino, e aqueles que ou não a conhecem ou mesmo a rejeitam.
Os demônios
      Nos Evangelhos Sinópticos, a evidência mais característica do poder de Satanás é a habilidade demonstrada pelos demônios de apossar-se do centro e controle da personalidade dos indivíduos. Os demônios são representados claramente como espíritos sobrenaturais malignos.
      No judaísmo, esperava-se que a destruição dos poderes satânicos acontecesse no final dos tempos, quando o Reino de Deus deveria se manifestar. O demônio reconheceu um poder sobrenatural em Jesus, que era capaz de destruir o poder satânico naquele instante.

O papel da expulsão de demônios e o homem moderno
      O papel que a expulsão de demônios desempenha no ministério de nosso Senhor é uma pedra de tropeço para os intérpretes modernos. Assumindo que a teologia bíblica é primariamente uma disciplina descritiva, nossa tarefa primordial é estabelecer a missão de Jesus em seu ambiente histórico; e não podemos evitar a conclusão, como veremos, de que a mensagem de Jesus a respeito da vinda iminente do Reino de Deus implicava em uma luta fundamental com o reino espiritual do mal, assim como a vitória sobre ele. Entretanto, não podemos ficar indiferentes à importância da teologia do Novo Testamento para nossa própria época.

      O elemento demoníaco é absolutamente essencial para a compreensão da interpretação que Jesus fez a respeito do pecado e da necessidade do Reino de Deus que a humanidade tem. O homem encontra-se em uma situação de escravidão, subjugado por um poder maior do que ele próprio. No cerne da missão do Senhor está a necessidade de resgatar os homens da escravidão do reino satânico e de trazê-los para a esfera do Reino de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário