quinta-feira, 1 de março de 2012

Quem são os Mórmons?


MORMONISMO
INTRODUÇÃO
Seita fundada por Joseph Smith Júnior (1805-1844), nos Estados Unidos, em 1830. A família Smith foi da Igreja Metodista. Em 1820, com 15 anos, diz que pergunta a Deus a que igreja deveria se unir. Deus e Jesus "lhe aparecem" e Deus diz que todas as igrejas eram abomináveis. Mas Deus iria restaurar o cristianismo a partir dele. Em 1830 foi criada a nova igreja.
- Chegou ao Brasil em 1935 e hoje tem quase 1 milhão de brasileiros.
- Nome oficial: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
- Sede mundial: em Salt Lake City, em Utah, (Cidade do Lago Salgado), nos EUA
- Sede brasileira: São Paulo – SP
- Internet, página oficial: www.lds.org
1) LITERATURA SAGRADA:
São 4 livros sagrados: Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, e Pérola de Grande Valor. Ainda existem as revelações do Profeta Vivo, presidente da seita, que podem ser dadas a qualquer momento. Supostamente ele e o deus mórmon conversam pessoalmente...
Sugere a Bíblia algo sobre o aparecimento de um outro livro? Essa igreja crê que sim. Cita Salmo 85:11 "a justiça brotará da terra" e Isaías 29:4 "uma voz falará desde o pó".
Crê na Bíblia? "Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; Também cremos ser O livro de Mórmon a palavra de Deus." (Regra de Fé, 8)
2) DEUS:
– é um homem que virou deus.
Nasceu como homem normal em outro planeta. Mas cumpriu os princípios eternos da igreja mórmon, que são válidos por toda as eternidade. Esse homem morreu, ressuscitou e foi julgado num tribunal de deuses. Suas mulheres ressuscitaram com ele. Ele tem o corpo humano literal mas alcançou a "exaltação", isto é, tornou-se um homem-deus com suas esposas-deusas para povoar um novo planeta, a nossa amada terra, com seus filhos-espíritos, supostamente todos os habitantes da terra.
Declaração do livro Doutrina e Convênios 130:22: "O Pai possui um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não possui um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar entre nós".
REFUTAÇÃO: Há um só Deus – Is.43:10, 44:6.
Deus não é homem – Núm.23:19; Os.11:9
Deus é Espírito – João 4:24 com Lc 24:39
Deus não muda – Mal . 3:6
Não foi criado nem tem pai – Salmo 90:2
3) JESUS:
Foi o primeiro filho nascido como espírito no planeta onde o deus mórmon mora. Para nascer na terra, o deus mórmon veio à terra e teve relações sexuais com Maria. Jesus casou-se, pois, sem o casamento não se alcança a exaltação (tornar-se um deus) ...
REFUTAÇÃO: - não foi criado, pois ELE é o próprio CRIADOR (Jo.1:1-3; Col.1:15-18; Hb.1:8-9, 3:4); SÓ HÁ UM DEUS! (Is.43:10)
4) ESPÍRITO SANTO:
– é um deus-espírito sem corpo. Veja DC-130:22 acima.
REFUTAÇÃO: - É o próprio Jeová (Is.6:8-9 com Atos 28:25-27)
- É uma pessoa distinta: fala (At.13:2; 10:19-20); intercede por nós junto ao Pai (Rm 8:26); entristece-se (Ef.4:30); glorifica a Jesus (João 16:14); é onipresente (Sal.139:1-10)
5) HOMEM / SALVAÇÃO:
ensina a pré-existência do espírito. Nasce como espírito no planeta onde o deus mórmon mora. É fruto de relação sexual literal que esse deus mantém com suas esposas deusas.
- O homem ao nascer na terra se esquece que é filho de deus. Todos são filhos de Deus. A igreja tem o sagrado dever de lembrar os homens disso...
- Há três graus de salvação, o maior é alcançar a divindade, a exaltação, pelo casamento no templo. (DC-131:1-4)
- Há uma máxima no mormonismo que diz: "Assim como o homem é, deus já foi; assim como deus é, o homem poderá vir a ser".
Graus de Glória (João 14:2; 1 Cor.15:40), os diferentes reinos nos céus revelado a Joseph Smith em Doutrina e Convênios 76:
Celestial - O Reino Celestial é o grau de glória mais elevado. É o que é geralmente chamado de "céu". Aqueles que vão para lá são aqueles que aceitaram Jesus Cristo, acreditaram em seus ensinamentos, foram batizados e guardaram os Seus mandamentos. Eles herdam a vida eterna. Essas pessoas recebem toda a glória e podem progredir e se tornar perfeitos assim como Deus e Jesus Cristo.
Terrestrial - segundo dos três graus de glória nos destinado às pessoas que não tiveram a oportunidade de aceitar o evangelho nessa vida, mas o aceitaram no mundo espiritual. Essas pessoas não habitarão com Deus, o Pai, mas serão visitados pelo Filho, Jesus e pelo Espírito Santo. Esse grau de glória é comparado a glória da Lua.
Telestial - Este é o local onde aqueles que rejeitaram Jesus Cristo e seu evangelho e que não se arrependeram de seus pecados ficarão. Aqueles que vão para esse lugar são os mentirosos, assassinos, fornicadores e todos aqueles que não se arrependeram de seus pecados. Esse Reino é simbolizado pela glória das estrelas. Só serão visitados pelo Espírito Santo. Essa glória é comparada a glória das estrelas.
REFUTAÇÃO: Jó 38:4-7 e Jer.1:5 tratam da onisciência de Deus, não da pré-existência; o pecado de Satanás foi querer ser deus (Gn 3:1-7; Is.14:12-15; Ez.28:13-17)
6) BATISMO PELOS MORTOS:
Com base em 1 Co.15:29 defendem a salvação dos mortos através do batismo dos vivos. Esse ritual é feito somente nos TEMPLOS mórmons (DC-124:29). Há 4 no Brasil atualmente (São Paulo, Recife, Porto Alegre e Campinas). São templos suntuosos. O de Recife, inaugurado em 2000, custou 10 milhões de dólares.
RITUAIS MAÇÔNICOS ocorrem nesses templos – vestes, apertos de mãos e palavras secretas.
Eis o texto bíblico usado como prova pelos mórmons: "Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?" 1 Co 15:29
Acreditam que após a ida de Jesus ao paraíso Ele abriu uma passagem do paraíso para a prisão e foi pregar o evangelho lá, e, quando Ele ressuscitou, deixou essa passagem aberta para que os espíritos da prisão continuassem a receber o evangelho através dos espíritos dos justos que estão no paraíso.
REFUTAÇÃO: Qual era o assunto do capítulo 15 de 1 Coríntios? Paulo tratava da ressurreição de Cristo e da nossa, no futuro. Alguns não criam na doutrina da ressurreição (versos 12-20 - ler depois); nem na ressurreição de Cristo nem na nossa; por crerem assim, Paulo mostra a incoerência deles se batizarem pelos mortos não crendo na ressurreição.
- Em 1 Co 15 Paulo se dirige à igreja na segunda pessoa do plural – vós (vv.1,2,3,12) e fala de alguns membros daquela igreja na terceira pessoa do plural (os e eles) que se batizavam pelos mortos. Notasse claramente que não era prática comum da Igreja, mas de alguns apenas e que foram reprovados pelo apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário