Liderança e Planejamento: será que conseguimos planejar?
Ciclo PDCA
Texto áureo do planejamento: Lucas 14: 28 – 32.
Fases do Planejamento:
- Diagnóstico.
- Para se fazer qualquer trabalho para crescimento das pessoas é necessário saber o estado espiritual delas antes de ministrar-lhes algo. Como um médico pode dar remédio a alguém sem saber qual a doença dele?
- Ganhe tempo com as pessoas, saiba suas expectativas e anseios, ame-as!!! Tome uma decisão de amá-las incondicionalmente (amor ágape). Visite-os de bobeira, só para conhecê-los.
- Faça uma pesquisa formal, para que você tenha dados para trabalhar.
- Pergunte ao Pastor e ao teu líder direto (se tiver) quais são as expectativas dele em relação ao teu ministério.
- Dependendo do tamanho do teu rebanho o ministro de juventude deve dedicar tempo integral. Você já pensou em viver para obra e dá obra?
- Planejamento (Plan).
- Conheça a visão de ministério de teu Pastor; qualquer projeto de um ministério deve estar alinhado com a visão pastoral, a fim de que cada um não esteja caminhando para um lado diferente e sim a uma direção só.
- O ministério de juventude vai ser tremendamente influenciado por sua liderança, que tipo de líder você quer ser? Qual a marca que você quer deixar nesta geração? Qual a tua visão para juventude? Teus sonhos?
- Faça um projeto formal, por escrito, visando atender as necessidades das pessoas, alinhando a visão do pastor, tua visão e o resultado da pesquisa com os jovens e tua percepção pessoal da conversas.
- Submeta o projeto
à liderança dos jovens e depois a todos do grupo. - Defina tua Visão (futuro), tua Missão(presente) e tuas crenças ou valores.
- Faça um organograma com todos os ministérios dentro da juventude.
- Os programas devem ser orientados por propósitos e não para encher o tempo das pessoas. Algumas perguntas que se devem fazer antes de se elaborar uma programação: Quem eu quero alcançar com esta programação? Qual é o meu propósito com esta programação? Ex.: em uma igreja com propósitos você deve perguntar se ela é para; Evangelismo, Adoração, Comunhão, Discipulado e Serviço em relação aos propósitos. Em relação a quem você quer alcançar seria: Comunidade, Multidão, Congregação, Comprometidos e Núcleo.
- Executar (Do).
- Execute o planejamento, principalmente se preocupando com as datas e os horários. O plano cria expectativas, se você as cria, deve atendê-las.
- Alguém deve ser o “dono” da programação. Se for responsabilidade de todos é quase sinônimo de nenhuma responsabilidade.
- Defina grau de autonomia dos líderes adjuntos. Nota: se você não sabe delegar as coisas repense o seu papel de líder, pois o teu ministério só vai crescer muito se houverem líderes habilitados e treinados para cuidar das demandas(dos problemas) que surgirão.
- Definir os meios de comunicação mais produtivos e massificar as datas na mente das pessoas. Ex.: site, grupo de e-mail, cartazes, folderes e etc). Repita a informação várias vezes. Seja chato.
- Avaliação e Ação (Check e Action).
- Ao final das programações pergunte as pessoas o que elas acharam, mas pergunte com vontade ouvir a verdade. As críticas que recebi das minhas pregações e aulas me ajudaram muito a crescer.
- Faça avaliação por escrito ao final de congressos, acampamentos e outras programações, para que você não cometa os mesmos erros.
- Tome uma ação formal aos comentários e críticas feitas ao ministério e torne públicas as decisões quando as questões forem públicas. Se foi pessoal resolva com a pessoa (Mt 18: 15-20).
- Anualmente analise o Planejado X Executado e implante as mudanças necessárias.
- Faça um questionário avaliando o ministério de juventude e a tua liderança (prepare-se para levar bombas).
Interessante, didático e edificante, Pastor Leonir. Obrigado!
ResponderExcluirAmei' estava precisando muito desse conselho
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirAqui é o Pr Sandro
Bastante prático. Recomendo nomear um assessor para correção gramatical.
ResponderExcluir