Queridos
Fui impactado pela vida e palavras de Dr Russel Shedd, o melhor destes dias foi estar com ele no Seminário Betel, almoçando, jantando e um bate-papo na casa de nosso reitor(pr Neander) que tive com ele. Bebi a largos sorvos! Estou ainda impactado!
Bem, no final de tudo pedi a ele os esboços que com prazer e permissão dele, publico em meu blog.
Bebam comigo!
PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Russel Shedd
Introdução
Definição: Pregação expositiva: A mensagem do sermão é extraída de um texto apenas, sendo que o tema e todas as divisões são derivados do texto. As divisões são formadas de um único tema dentro do texto, formando uma mensagem coesa e objetiva. Basicamente, a pregação expositiva pode ser textual ou sequencial. Não se trata de um comentário bíblico apenas, mas da exposição da mensagem do texto que, trazida à luz pelo preparo do pregador e pelo poder do Espírito, ganha relevância para os ouvintes. Pr. Jaime Cisterna
A. Os objetivos de pregação expositiva são:
1. Expor o que o texto ensina para nós hoje.
2. Avivar a consciência pela santidade de Deus
3. Alimentar a mente com a verdade de Deus
4. Purificar a imaginação com a beleza de Deus
5. Abrir o coração para o amor de Deus
6. Levar os ouvintes a obedecer a vontade de Deus
7. Alegrar o espírito como o valor de Deus
B. Figuras que a Bíblia usa para se descrever
1. Luz e lâmpada- Sl119. 105,130
2. Espelho -Tg 1.23,25; I Co 13.12; 2 Co 3.18 .
3. Água -Jo 15.2; Ef5. 26
4. Espada- Ef6.11;Hb4.12,13;2Co6.7
5. Bomba ou projétil- 2 Co 10.4
6. Chicote ou açoite -2 Tm 3.16,17
7. Martelo e fogo -Jr 23.29
8. Leite- I Pe 2.2
9. Como mel- Sl119.103 .
1 o. Carne -Hb 5.12 -14
11. Semente- I Pe 1.23; Tg 1.18
12. Hóspede, Dono –Cl 3.16; Ef5.18; Jo 5.38,39
13. Poder-Rm 1.16; Is 55.11
I. Por que pregar expositivamente
A. Significado de exposição
1. explicar, explanar
2. ensinar-l Tm 3.216~l.\.ti
3. casamento entre a verdade bíblica e a necessidade humana
4. ilustrações -
a. "Tudo que é proveitoso" -At 20.20
b. "todo o desígnio de Deus" -At 20.27
c. "encomendo-vos ao Senhor e à Palavra de sua graça" At 20.32
5. inclui tudo que for útil para- 2 Tm 3.16,17
a. ensino ( didaskalian)
b. repreensão (elegmon)
c. correção (apanorthósin)
d. educação (paideia)
e. Para ser perfeitamente habilitado para toda boa obra ( artios,
exartismenos )
B. Alvo principal; mudar os ouvintes. " A minha pregação falha
completamente se somente impressiona, mas não transforma" (R. Chalmers).
1. Tornar os ouvintes maduros, perfeitos -Cl1.28
2. Desenvolver aptidão para ensinar outros -Hb 5.12
3. Capacidade para conhecer e adorar a Deus- Ex 33.13
4. Confirmar e consolar, ou confortar -1 Ts 5.14
5. Tornar os ouvintes sábios para a salvação -2 Tm 3.14,15
C. Os alvos da pregação expositiva:
1. Ser arautos -2 Co 4.5
2. Ser semeadores da Palavra -Lc 8.4-8; 11-15
3. Ser embaixadores de Deus -2 Co 5.20
4. Ser mordomos dos mistérios de Deus- 1 Co 4.1-4
5. Ser profetas -"deixar a voz de Deus ser ouvida" -Mc 13.11
6. Ser cooperadores do Espírito Santo -Jo 16.13
7. Ser modelos que incentivam os crentes a ler e aprender a vontade
de Deus -2 Tm 2.2
8. Fazer os corações dos ouvintes arder- Lc 24.27-32
9. Criar mentes cristãs -2 Co 10.5; 1 Co 2.16
10. Deixar Deus falar e deixar o ouvinte na presença de Deus
II. Como Estudar para Pregar Expositivamente
A. Escolher a passagem -normalmente em sequência
I. Deve ser um texto completo: ditado, parágrafo, secção, parábola, livro
2. Deve ter integridade hermenêutica -deve ser exposto com fidelidade ao texto bíblico ,
3. Deve ter coesão como colar de pedras ou pérolas
4. Deve ter movimento e direção -leva o ouvinte para frente
5. Deve ter aplicação prática à vida.
B. Familiarizar-se com o texto
1. Ler várias vezes
a. Campbell Morgan -50 vezes
h. Louis King -Um ano lendo o NT em grego com oração entre as quatro da manhã até meio-dia
c. George Whitefield -"Comecei a ler as Sagradas Escrituras sobre os joelhos, pondo de lado todos os outros livros e orando o tempo possível sobre cada linha e até cada palavra. O resultado foi que se tomou para mim comida e bebida para minha alma. Diariamente, recebia nova vida, luz e poder do alto."
2. Dr. Merrill C. Tenney (Gálatas -Escritura da Liberdade Cristã), sugere que deve-se ler o livro várias vezes com um propósito definido.
a. Leitura sintética -buscar o tema principal e ver como é desenvolvido.
b. Leitura biográfica -tudo que lança luz sobre o autor e os indivíduos importantes mencionados
c. Leitura histórica -buscar a situação histórica, social, geográfica e cultural do escritor e seus leitores originais.
d. Leitura teológica -buscar doutrina e pressuposições que levam o autor a argumentar do modo que ele argumenta.
e. Leitura retórica -notar as figuras de linguagem, tanto as de cor como de forma.
f. Leitura tóQica - procurar os assuntos éticos, práticos e doutrinários.
g. Leitura analítica -buscar a gramática e os inter-relacionamentos entre frases, palavras, etc.
h. Leitura Pastoral -buscar o interesse orginal do autor .
i. Leitura devocional- procurar o alimento espiritual com atenção à voz de Deus.
3. Ler o máximo sobre o contexto histórico, cultural e geográfico dos autores e leitores originais. .
a. Veja livros como " A Vida Diária nos Tempos de Jesus", H. Daniel-Rops. " As Parábolas de Lucas", K. Bailey. Artigos especiais no Novo Dicionário da Bíblia.
b. Procurar entender melhor o sentido do texto como "Entendes o Que Lês", Gordon Fee e Douglas Stuart, EVN. procurar os assuntos éticos, práticos e
c. Observação cuidadosamente os fatos relacionados com os
endereçados Uudeus, gregos, ricos, pobres, escravos, livres,
problemas, atitudes, valores ).
d. Afitudes e pressuposições do autor (Paulo, Pedro, João,
Marcos, Lucas etc ).
e. Indicações acerca do propósito do livro.
f. Divisões naturais no livro ou na carta
'. Pense seriamente sobre a interpretação correta dos livros
a. Identifique o tipo ou gênero de literatura
I. Histórica- Gênesis- Ester
II. Poética (Jó -Cantares)
III. Provérbios (Eclesiastes)
IV. Profética- Isaías a Malaquias
V. Evangélica- história com diversas dimensões
VI. Epístolar- endereçadas a leitores e igrejas
VII. Apocalíptica -julgamento e intervenção divina
b. Interpretar com segurança -exegese e relevância
c. Entender o sentido original e o significado é essencial à pregação expositiva –(cf. At 8.29-35). Alguns princípios importantes para interpretar legitimamente
a. Buscar o sentido natural- simplicidade
b. Deus é luz e deseja comunicar-se conosco
c. Evitar idéias fantásticas, alegóricas, privadas (2 Pe 1.20,21 ).
d. Evitar interpretar literalmente se o autor pretendeu dar outro sentido -Jo 6; Ap 7
e. Evitar exageros que impressionar:n. Procurar a função do texto no trecho original.
f. Exs. Nos Salmos
I) Lamentações- 137,129
II) Gratidão- 103,.109, 136
III) Hinos de louvor- 145,8,24,29,3390-106
IV) História salvadora -78,81
V) Celebração- 120-134
VI) Sabedoria- 90,119
VII) Cânticos de confiança -23,46,91
6. Observar a gramática -tomar a sério o estudo gramatical literário e estudo das palavras importantes.
a. Observar os verbos
I. Tempo da ação -passado, presente, futuro
II. Tipo da ação -contínua, pontual, completada
III. Modo da ação -pergunta, afirmação, ordem, desejo
IV. Voz da ação -o sujeito age ou recebe a ação
Notar palavras de conexão -partes iguais ou desiguais
I. Temporais -"quando", antes, durante etc.
II. Locais -indicando onde
III. Lógicas -razão -por isso, portanto, desde que...
Ø resultado -assim, portanto
Ø condição -se, no caso de...
Ø contraste -mas, entretanto, porém, contudo...
Ø concessão -ainda que, embora, apesar de...
Ø enumeração -e, primeiro, em seguida...
IV. Conexão modal indicando como, de que maneira
Ø agência ou meio -por, por meio de, intermédio
Ø maneira- assim...
Ø comparação -assim como, tal como
V. Conexão enfática, indicando intensidade -tão, muito, menos
7. Notar os antecedentes dos pronomes
8. Observar a emoção do texto ( desejo, desespero, esperança, alegria, tristeza, louvor, condenação assombro, preocupação, pressa, etc...)
Observação geral:
a. Quais são as pessoas envolvidas -que papel desempenha cada uma
b. Quais são as ações, eventos, tópicos discutidos
c. Por que está neste trecho a discussão de tal verdade
d. Quais são os propósitos e razões indicados
e. Quando ocorrem os eventos -cronologia
f. Onde ocorrem
g. Como se desenvolvem os acontecimentos
h. Qual é o objetivo ou propósito do autor no livro todo.
i. Qual é o plano do livro no contexto do trecho
ü Procurar o tema da seção anterior
ü Procurar o tema da seção que deseja expor
ü Observar o tema da seção que se segue
ü Determinar o tema do trecho maior do livro do qual faz parte o trecho sendo estudado
j. Procurar a estrutura, a relação entre as seções que compõem o livro ou parte principal.
ü Como surge uma ideia do trecho anterior
ü Como o texto em pauta apresenta o posterior
Regras Básicas
I. Um texto não pode significar hoje o que não podia significar para o autor e seus leitores ( ex. 1 Co 13.1 O -"o perfeito" não deve significar o Novo Testamento ).
2. Em situações comparáveis ou iguais para crentes do Novo Testamento e hoje, a vontade ou a Palavra de Deus é a mesma para eles e para nós.
Exs. Rm 3.23- Todos são pecadores
1 Pe 2.4,5 e 1 Co 3.10-17 -A Igreja é composta de pedras vivas que criam o templo santo de Deus.
3. 1 Co 6.1-11 -Não se deve processar um crente no tribunal secular , mas não é proibido processar uma companhia ou um não crente. Contudo, não se deve esquecer Rm 12.19-21.
4. Escrever suas observações num papel de rascunho para não esquecer suas meditações.
III. Como organizar a Mensagem -(veja J. Stott -Eu Creio na Pregação).
A. Introdução: Decidir sobre a direção em que o texto está conduzindo o pensamento para dar uma aplicação correta e forte
B. Procurar uma proposição: uma declaração que parte do centro do texto para a necessidade dos ouvintes. Escreva claramente esta declaração-conclusão em poucas palavras.
C. Procurar encontrar fundamentos mais fortes possíveis para sustentar essa declaração dentro do texto em pauta.
D. Organize esses pontos dos argumentos de maneria textual e clara
1) .Excluir tudo que não apoia a tese
2) Incluir o movimento que conduz à conclusão.
3) Incluir sub-tópicos e sub-sub- tópicos, cuidando sempre de usar o que é coerente e excluir o que não o é.
4) Cuidar de notar as pontes que ligam uma afirmação à seguinte.
Ilustração: em 2 Co 2.14-17 aparecem três sub-topicos
a) Participamos da procissão vitoriosa de Cristo.
b) O bom perfume se relaciona com a morte sacrificial de Cristo.
c) Falamos em Cristo -para evitar o desejo de adulterar a mensagem para tirar alguma vantagem pessoal.
5) Estruturar a mensagem em tomo da aplicação prevista na tese ou proposição. Deve se evitar forçar a organização de modo que não flua naturalmente do texto.
6) Pense em ilustrações que possam dar luz e mais vitalidade à mensagem (as janelas da mensagem).
7) Cuidar da escolha das palavras chaves, aquelas que esperamos fiquem marcadas -exs. "graça", "lei", "expiação", "justificação', etc.
8) Concluída a estruturação da mensagem, é importante pensar numa conclusão que aplica a vontade de Deus aos ouvintes e uma introdução que desperta interesse no tema.
a) Conclusão
1.Não é uma mera recapitulação
2.Tem o propósito de aplicar a mensagem aos corações
3.Deve conduzir os ouvintes à reflexão, oração de arrependimento, obediência, petição para o auxílio do Espírito Santo
b) Introdução
1.O propósito da introdução é preparar os ouvintes para receber a mensagem
2.Deve apresentar o tema, iniciar o auditória no processo de pensar seriamente acerca do que será apresentado.
3.Deve suscitar interesse.
9) Deve haver muita oração pela mensagem
a. Tudo pronto no sábado para passar o tempo com Deus antes de pregar. .
b. Convide irmãos e irmãs a orar pela mensagem e sua aplicação. Spurgeon tinha centenas de pessoas orando enquanto ele pregava.
IV Benefícios da Pregação Expositiva
a) Pregações não omitirão temas esquecidos, mas importantes.
b) Evita a pergunta, "por que o pastor está pregando sobre esse tema?".
c) Abre horizontes mais amplos; apresenta temas mais abrangentes.
d) Evita a ideia popular que a Bíblia é semelhante a uma mina de brilhantes, de uma coleção de retalhos feita de versículos, frases e não argumentos completos.
e) Grandes pregadores do passado pregaram expositivamente.
1. Crisóstomo (380-400) pregou Gênesis e Salmos, Mateus e João e todas as Epístolas de Paulo.
2. Matthew Henry (1687-1712) pregou o Antigo Testamento de manhã, o Novo Testamento à tarde e passou duas vezes pela Bíblia. No culto durante a semana pregou os Salmos cinco vezes.
3. João Calvino nos 15 anos (1549-1564) Pregou expositivamente Genesis, Deuteronômio, Juízes, Já, alguns Salmos, 1,2 Samuel, 1 Reis, todos os profetas; pregou a Harmonia dos Evangelhos, 1,2 Coríntios, Atos, Gálatas, Efesios, 1,2 Tessalonicenses e Epístolas Pastorais.
f) John Stott, "O que mais precisamos é conhecer a vontade de Deus. Precisamos conhecer o caráter de Deus e saber como Ele executa sua vontade no transcorrer dos séculos" (Ex 33.13).
g) Pregação expositiva deve perturbar os confortáveis e confortar os perturbados. Deve confrontar a todos.
h) Pregação expositiva toma-se um espelho para o pregador- não estaria falando apenas o que ele pensa, nem aquilo com que se sente bem. Deve produzir sinceridade e humildade (2 Co 2.17; Mt 11.28-30)
é sempre bom e sempre será passar por este manjar e aprender um pouco mais . pr leonir que o Senhor Deus superabunde as mais ricas bençãos em tua familia fazendo o teu ministerio prospero e crescente . roberto ponce , teu aluno .
ResponderExcluirObrigado querido
ResponderExcluirDeus te abençoe tbm
Top em! O cara é bom demais.
ResponderExcluirLiderança seculares
ResponderExcluirEu quero saber oq é liderança seculares
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