sexta-feira, 3 de maio de 2013

Graça Barata X Graça Preciosa


Este artigo é uma pregação sobre a graça de Deus que coloco os tópicos a disposição dos queridos para ler, foi muito edificante pra mim, espero que o seja pra você também.


Boa Leitura!


Graça Barata X Graça Preciosa[1]


       A partir da leitura do livro: O Conhecimento de Deus, comecei a encarar as doutrinas da Bíblia, não como doutrinas, mas sim com demonstrações do caráter de Deus em seu relacionamento conosco. Quando estudamos sobre a graça estamos estudando sobre Deus em seu relacionamento gracioso com o homem, logo a graça não é algo a se estudar e ficar na mente, mas algo a aprender e desfrutar desta manifestação de Deus em Cristo Jesus. Vamos conhecer mais sobre este Deus gracioso?



Deus

Alguém a quem todos nós devemos, mas que tem uma predisposição em nos perdoar (graça) [2]


MATEUS 18


23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29• Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

O Deus da Graça

Neste texto abaixo vemos que haveria um tempo (e já chegou) que Deus renovaria sua aliança com o homem, ele a havia quebrado, e Ele anelava por reestabelecer. E faz, efetivamente, isto através da vinda de Cristo.
Isaias 61. 1-4


1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
4 E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

O Ano da Graça

O ano aceitável, não é um ano literal, mas uma mudança no modo de Deus operar em relação à raça humana, com a vinda de Cristo inaugurou-se uma nova disposição de Deus em se relacionar com o ser humano, dizendo a este ser humano que ele é pode ser aceito de novo. O ano é um tempo que começou com a vinda de Cristo e se findará com a sua volta, fechando esta porta de aceitação.
Lucas 4. 16-21

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Jesus: a encarnação da graça


Em Jesus, esta predisposição em aceitar o ser humano, é totalmente demonstrada, vivenciada e experimentada por aqueles que estiveram com Jesus. Na pessoa de Jesus, Deus demonstrou a graça. A Graça é personificada em Jesus.

JOÃO 1

10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.


Jesus: por meio de quem a graça nos alcançou


João
16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo


A Graça de Deus:

EFÉSIOS 2

7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.


Graça Barata X Graça Preciosa





Graça Barata

É a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina comunitária, é a ceia do Senhor sem a confissão de pecados, é absolvição sem confissão pessoal. É graça sem discipulado, graça sem cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.

Graça Preciosa

É o tesouro oculto no campo, por amor do qual o ser humano sai e com alegria vende tudo quanto tem; a pérola preciosa, para cuja aquisição o comerciante se desfaz de todos os seus bens, o senhorio régio de Jesus Cristo, por amor do qual o ser humano arranca o olho que o faz tropeçar; o chamado de Jesus Cristo, pelo qual o discípulo larga as suas redes e o segue.






Graça em Paulo


· Graça— é a essência do ato salvífico de Deus em Cristo Jesus, que ocorreu na morte sacrificial dEste, como também de todas as consequências no presente e no futuro.


Rm 3. 21-31

· Aqui, graça é o perdão pelo juiz divino, que atribui ao pecador a justiça de Cristo;
· A partir do ato básico de perdão e absolvição jurídica (Rm . 31-32), Paulo entende que o movimento total da vida cristã, desde o início até o fim, provém da graça (II Co 6. 16, Rm 5.2). A fraqueza humana, e não a autodeterminação, é a esfera de atividade(II Co 12.9). É a graça de Deus que faz com que o novo homem seja aquilo que ele é(I Co 15.10). (Pode se dizer que ele depende tanto dela como um prisioneiro liberto depende das conexões, ajudas e tarefas oferecidas pelo serviço de acompanhamento posterior que torna possível para ele a vida na liberdade).



Respondendo a graça

Responder a graça é receber Cristo com Senhor e através disto receber a salvação nEle. A graça não deve ser vã em mim, mas sim operosa, a partir da salvação e regeneração a santificação nos leva a desfrutar da graça e responder a graça com obras feitas em Deus, para glória d’Ele.


Ef 2. 8-10


8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.


I Co 15.9- 10

9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.


Qual será a tua resposta?

[1] Bíblia


Dietrich Bonhoeffer (Discipulado; Est)


James I. Packer (O Conhecimento de Deus; Mundo Cristão)


Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento






[2] Leonir Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário