terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem é Jesus Cristo? (Estudo 3)


Quem é Jesus Cristo? (Estudo 3)
Aprendemos no estudo 2 que Jesus espera que nós reconheçamos a nossa ignorância a respeito dele a fim de que ele possa se revelar a nós.
            Devemos buscar esta revelação de Deus, através de nossa humilde oração ao tempo que devemos ir a Ele, principalmente através de sua Palavra, para aprendermos mais a cada dia. Algumas pessoas focam naquilo que desconhecemos sobre Jesus[1]. Eu gostaria focar naquilo que está revelado sobre a pessoa e obra de Jesus.
            Quem é Jesus Cristo?
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
 
João 1:1-5
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 
João 1:10-14
            Quem é o Verbo?
É digno de nota que Deus criou todas as coisas a partir de sua palavra, as palavras são fruto de pensamentos, ideias que temos em nossa mente e depois expressamos com nossa boca. Deus pensou o mundo e o fez vir à tona a partir de sua palavra[2]. Quando o texto de João diz que no princípio era o Verbo, está falando algumas coisas:
1.      No princípio era o Verbo: Deus não estava sozinho na criação;
2.      Este Verbo estava com Deus: era o Verbo que estava com Deus como um companheiro naquele momento;
3.      O Verbo era Deus: este Verbo não só estava com Deus com era da mesma essência de Deus e era Deus.
Olhando o contexto do livro de João, vimos claramente que, o Verbo é nada mais e nada menos do que a pessoa de Jesus. Jesus estava, portanto, junto a Deus na criação, nosso texto acima diz: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Colossenses diz:  Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele (1:16-17); Hebreus fala: A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:2. Romanos fecha dizendo: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36. Aleluia!
Jesus é o cocriador de todas as coisas!
Sem Ele nada do que foi feito se fez.
Ele é a vida e a luz que resplandece nas trevas, mas falaremos disto posteriormente.
Jesus é o Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Deus queria se comunicar com o homem e o fez de diversas formas, sendo a última a mais completa:
Teofanias[3]: Deus se mostrando através de homens/anjos (Gn 18. 1-15);
Fala: Deus falando com o homem diretamente (Ex 33);
Anjos[4]: Deus enviando mensagens específicas aos homens através de seus mensageiros (parece que Gabriel é o principal anjo mensageiro, Lc 1. 1-38);
Profetas[5]: Deus usando mulheres ou homens, através da inspiração do Espírito Santo, para entregar uma mensagem ao povo: Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação 1 Coríntios 14:3. Geralmente trás uma palavra de repreensão, estímulo ou consolo.
Jesus: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. Hebreus 1:1
Uma coisa é você ouvir algo, outra bem diferente é você ver Deus em carne e osso. Jesus é este Deus encarnado o qual manifestou tudo o que deveríamos saber sobre a Pessoa de Deus. Diz João: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18. Deus se revelou através de Jesus e Jesus revelou o Pai ao mundo.
O mundo foi feito por ele, mas o mundo não o conheceu, veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Como alguém pode em sã consciência não receber a Jesus?
Espero no próximo texto falar das razões das pessoas rejeitarem a Jesus. Até o Estudo 4!



[1][1] Perguntas tipo: o que Jesus fez dos 12 aos 30 anos? Adão tinha umbigo? Geralmente são perguntas que não levam a nada e só tem a intenção de confundir. Nenhum livro biográfico conta toda a história de uma pessoa, geralmente falamos dos fatos mais relevantes. A história de Jesus retratadas nos Evangelhos não é diferente. João define muito bem: Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém (Jo 21.25)
[2] Usamos a expressão “ex nihilo” que significa do nada. Deus criou todas as coisas do nada, através de sua Palavra.
[3] Teofanias são manifestações pessoais de Deus, que não são necessariamente Deus, é como Deus se mostrasse através de outra coisa;
[4] Seres criados por Deus maiores do que o homem em força e grandeza. Há anjos de Deus e os caídos;
[5][5] Homens ou mulheres que são usados por Deus para entregar uma mensagem de Deus aos homens, geralmente há uma revelação específica junto com uma aplicação de uma parte das Escrituras. Estas revelações específicas nunca podem contrariar a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário