sábado, 13 de outubro de 2012

Quem é Jesus Cristo? (Estudo 1)



Quem é Jesus Cristo?

Assinale a(s) alternativa(s)  correta(s):

(     ) Um profeta
(     ) Um ser evoluído
(     ) Um revolucionário
(     ) Um rejeitado
(     ) Um homem
(     ) Um deus
(     ) Um Deus
(     ) Um anjo
(     ) Um amigão
(     ) Um mestre
(     ) Nenhuma das alternativas acima
(     ) Todas as alternativas acima

Muita coisa é falada acerca de Jesus, mas vejo que ainda há certa confusão sobre a pessoa de Jesus. Muito da dificuldade de se saber quem ele realmente é (ou era) se dá por conta da nossa distância em relação ao tempo decorrido desde sua vinda (+ ou – 2000 anos), das fontes as quais devemos confiar e consultar sobre sua pessoa.
A questão do tempo e das fontes estão extremamente ligadas, pois a verdadeira pergunta é se quem escreveu sobre ele realmente conviveu com ele e consequentemente tinha presenciado o que estava escrevendo.
Lembro-me que uma vez conversando com um amigo sobre Jesus ele começou a me explicar sobre quem era Jesus sobre a perspectiva de mestres ascendidos[1], eu falei com ele que, ainda que os mestres pudessem falar a verdade sobre Jesus(ou não), estes não eram as pessoas que Jesus escolheu para escrever sobre si mesmo. Minha linha de pensamento diz que: se tenho um relato das pessoas que conviveram mais perto de uma pessoa, este escrito é mais digno de confiança de que qualquer outro relato. Não estou discutindo, neste momento, se os mestres eram ou não verdadeiros, a questão é que os discípulos eram as pessoas que Jesus escolheu para estarem com ele e serem seus aprendizes e de algum modo sabia que eles passariam adiante sua história[2]. Mateus e João eram apóstolos diretos de Jesus enquanto Marcos e Lucas  eram discípulos, ainda que fossem contemporâneos de Jesus. Não se você já leu o Evangelho segundo Allan Kardec[3], ou o Livro de Mórmon[4], outros livros sobre Jesus, mas a pergunta principal é: você já leu o livro que é a base religiosa de pelo menos quatro bilhões de pessoas na Terra[5]? Você já leu o evangelho por ele mesmo?
O que o Evangelho diz a respeito de Jesus?
Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. Mateus 16:13-17

Este texto é excelente, pois trata da questão de que os homens dizem a respeito de Jesus e quem ele realmente é. Quem é Jesus?
Ø  O Cristo — passando por todo o Velho Testamento vemos a promessa que haveria um, que seria quem esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), Deus levantaria um profeta semelhante a Moisés que o povo deveria ouvir (Dt 18.18-19), um que se pedisse as nações seriam dadas a ele por herança (Sl 2. 7-12) quem beijasse este filho seria salvo da ira. Isaías diz “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. (Isaías 9:6-7)”.  Atos 4. 26 faz uma referência ao texto do Salmos 2.2 dizendo que Jesus é este ungido o qual os reis se levantam contra. Jesus então o messias, é digno de nota que:

Messias = Christos = Mãsiah = ungido
Grego
Hebraico
   Português
Cristo,j
x;yvim'
   Cristo
Dizer que Jesus é o Cristo significa falar que Jesus é o messias prometido ao povo de Israel, dado ao povo de Israel e a todos os povos. Consequentemente Àquele a quem deveríamos ouvir em tudo e obedecer.
Ø  O Filho do Deus vivo — nossos filhos são o nosso maior legado ao futuro, pois através dele perpetuamos a nós mesmos. Eles contém nosso DNA[6] e representam bem a nós mesmos. Jesus é o Filho do Deus vivo, o único Filho de Deus (Jo 3.16). Deus falou de muitas maneiras no passado ao povo, mas neste tempo revelou-nos seu Filho (Hb 1. 1-2). Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2.9). Tudo o que Deus queria nos falar, falou-nos através de uma pessoa. JESUS.
Este estudo é uma introdução sobre quem é Jesus, se você quer saber mais sobre Jesus leia os Evangelhos, se quiser, pode ler Marcos, pois é o evangelho que tem menos capítulos e você lerá bem rápido. Mas vamos publicar mais estudos sobre Jesus, este é o só o primeiro.
No segundo falarei sobre o que Jesus espera de mim e de você. Esteja pronto!
Peça a Jesus para se revelar a você através de tudo o que você está lendo, ele, com certeza, se revelará a você (Mt 7.7).


[1] Mestres que viveram no passado e alguém recebendo esta entidade do passado falaria sobre Jesus.
[2] E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. Mateus 17:9 (subentendendo que depois eles contariam a história);
[3] Os livros mais importantes da Doutrina Espírita, as cinco obras fundamentais trazidas a tona por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese.
[4] Além da Bíblia os Mórmons tem outros livros: O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, um registro da comunicação de Deus com os habitantes da América antiga (2000 AC – 400 DC).Doutrina e Convênios, uma coletânea de revelações e declarações inspiradas proferidas para o estabelecimento e governo da Igreja de Jesus Cristo nos últimos dias (1830 DC – 1978 DC). A Pérola de Grande Valor é uma seleção de revelações, traduções e escritos de Joseph Smith. http://mormon.org/por/perguntas-frequentes/tema/b%C3%ADblia Consulta as 21:07 do dia 13 de outubro de 2012.

[5] Levando em conta que o Alcorão tem como base a Bíblia
[6] DNA
[Ingl., Sigla de desoxyribonucleic acid.] 
1.Citol. Genét. ADN (q. v.).

4 comentários:

  1. Li, gostei e recomendo! Jesus precisa ser ensinado com clareza e simplicidade. Assim como veio ao mundo, nascido de mãe simples e numa manjedoura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vivi, devemos fazer uma programação pra casais em novembro!!! paz

      Excluir
  2. Jesus, simples assim, boa introdução, gostei. E como o apóstolo Pedro disse: "Para onde iremos pois só tu (Jesus) tens as palavras de vida eterna".

    ResponderExcluir