sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quem é Jesus Cristo? (Estudo 2)


Quem é Jesus? (Estudo 2)
Falamos no primeiro estudo que Jesus é:
O Cristo= o messias prometido ao povo de Israel;
O Filho do Deus vivo, portanto da mesma essência de Deus;
E que a melhor fonte de estudo sobre Jesus são os Evangelhos, pois foram escritos por pessoas perto de Jesus.
 Mas o que este Jesus espera de mim?
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 

Mateus 11:25-30
            Quem é o ignorante? Na definição do Aurélio é o: [Do lat. ignorante.]
Adjetivo de dois gêneros. Substantivo de dois gêneros.
1. Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.
2. Diz-se de, ou pessoa que não tem instrução, que não sabe nada:

            Nesta definição o ignorante é pessoa que ignora, mas gostaria de compartilhar com vocês outra definição (Austin Sparks): Você dirá: "Ignorância significa: eu não sei", mas pense um pouco melhor. Qual é a marca registrada da ignorância? É: 'Eu já sei isso tudo'. Não é verdade? As pessoas que realmente são ignorantes são as que pensam que sabem tudo. Lembro-me de certa senhora. Não professo ser um grande mestre, mas a cada sentença que eu falava ela dizia: 'Eu sei! Eu sei!' Não haveria nenhum problema se sua vida provasse que ela sabia; mas só provava que ela não sabia, e essa querida senhora não podia ser ajudada por causa do: 'Eu sei! Eu sei!' A marca da ignorância é conhecer tudo. O ignorante então é justamente a pessoa que pensa que sabe, mas na verdade não sabe.
            De quem Deus se oculta? Do ignorante! Antes de aprender sobre Jesus você (e eu) precisa reconhecer a sua ignorância, o seu desconhecimento sobre a pessoa de Jesus. O texto que citamos acima diz que Jesus está agradecendo a Deus por ter se ocultado dos sábios entendidos (ignorantes, que pensam que sabem) deste mundo e as revelastes aos pequeninos (os que sabem que não sabem).
            O que Jesus então espera de mim? Humildade.
            Ninguém conhece a Deus! Esta é uma verdade aterrorizante. Enquanto os ateus vão dizer que não há Deus os agnósticos[1] alegam a impossibilidade de conhecer Deus, estes estão certos quando pensamos isto da perspectiva humana. O homem limitado do jeito que é, não pode conceber as coisas sobre Deus e não pode conhecer a Deus totalmente, pois seria um ser limitado tentando conhecer um ser Ilimitado. Mas Deus quis se revelar aos homens e o fez de várias formas:
1.      Através da natureza: Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmos 19:1);
2.      Através da imagem de Deus em nós e da consciência: Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 
 (Romanos 2:15);
3.      Através das Escrituras: Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR nosso Deus vos ordenou?
Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito;
E o SENHOR, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;
E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.
E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado
. (Deuteronômio 6:20-25);
4.      JESUS: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, (Hebreus 1:1);
Trabalho de Deus
De que forma você pode conhecê-lo? Revelação de Si mesmo! Na era das máquinas fotográficas digitais (to ficando velho, pois coloquei filme pra revelar...), nem sempre temos as fotos nas mãos para vermos, mas na época dos filmes tínhamos que revelá-los com o fim de termos a visão do que queríamos. A revelação de Deus está pra vermos o que está por detrás da Natureza, consciência, Escritura e Jesus, mas para conhecermos o significado destas manifestações de Deus, cabe a ele nos revelar sobre si mesmo através destas formas descritas acima. Deus precisa se manifestar ao nosso coração e entendimento com intuito de realmente aprendermos dele. Esta é a parte de Deus, qual é a nossa parte?
Trabalho do homem
Ir a Ele e Aprender dEle. Ele diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Jesus espera que eu e você fossemos até Ele e aprendêssemos dEle, e encontrássemos descanso nEle!
Este é o estudo 2, no estudo 3 vamos voltar a falar sobre a pessoa de Jesus. Até lá!



[1] Qual a diferença entre ateu e agnóstico?

Qual a diferença entre ateu e agnóstico?
 Enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos alegam a impossibilidade de provar a existência - ou não - de Deus. Embora existam relatos de povos primitivos que não acreditavam em nenhum deus, a expressão ateísmo (que significa, em grego, a negação de Deus) foi cunhada no final do século 16, época da Inquisição. "Pode-se afirmar que o ateísmo é subproduto da Inquisição. Quando a Igreja católica quis suprimir toda e qualquer dissidência, seus métodos inquisitoriais levaram à formação de um judaísmo clandestino e às primeiras declarações de secularismo e ateísmo na Europa", afirma Armando Araújo Silvestre, cientista da religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Já a expressão agnosticismo ("deus desconhecido", também em grego) é mais recente e atribuída a T. H. Huxley, cientista inglês do século 19.
"Ele elaborou essa expressão para descrever seu próprio estado mental, não para negar totalmente Deus, mas para expressar dúvida quanto à possibilidade de atingir o conhecimento e para protestar ignorância a respeito de um grande número de coisas", diz Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário