terça-feira, 24 de julho de 2012

A Vida Eterna Aula 6 (TNT II)


A Vida Eterna
Aula 6  (TNT II)


João 3:36
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

A vida eterna
De acordo com o Evangelho de João, a vida eterna é o tema central do ensino de Jesus; mas, segundo os Evangelhos Sinópticos, é a proclamação do Reino de Deus. Além disso, a ênfase primária em João é colocada sobre a vida eterna como uma experiência presente - uma ênfase praticamente ausente tanto nos Evangelhos Sinópticos como no judaísmo.

A Vida Eterna:o presente e o futuro
·         Embora a vida eterna seja escatológica, a ênfase central do Quarto Evangelho não é mostrar aos homens o modo de vida no século futuro, mas levá-Ios a uma experiência presente dessa vida futura. Esse é um ensinamento que não se encontra de forma explícita nos Sinópticos, ou seja, que a vida do século futuro já é outorgada ao crente. O propósito da missão de Jesus foi trazer aos homens uma experiência presente da vida futura (10:10). Ele desceu dos céus para dar vida ao mundo (6:33), para satisfazer a fome e a sede espiritual do mundo (6:35).
·         Esse tipo de vida não é resultado de uma aceleração de quaisquer tipos de poderes inatos da humanidade(evolução); é a outorga de uma nova vida, mediada por intermédio de Jesus Cristo; e aqueles que não comem sua carne e não bebem o seu sangue não podem compartilhar sua vida (6:35)
·         Essa vida é mediada por intermédio da pessoa e das palavras de Jesus. Suas próprias palavras são vida (6:63), porque suas palavras procedem do Pai, que lhe ordenou o que deveria dizer, e o mandamento de Deus é a vida eterna (12:49-50
·         Essa vida não é somente mediada por Jesus e sua palavra; ela habita em sua própria pessoa (5:26). Ele é o pão vivo que dá vida (6:51 e ss.) e a água viva (4:10,14). Deus é a fonte suprema da vida; mas o Pai conferiu ao Filho ter vida em si mesmo (5:26). Por essa razão Jesus podia dizer: "Eu sou a vida" (11 :25; 14:6).

João 8:32
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A Verdade em João
·         Portanto, quando Cristo declarou: "Eu sou ... a verdade" (14:6), quis dizer que Ele é a plena revelação e incorporação do propósito redentor de Deus. A vinda de Cristo é a revelação da fidelidade de Deus para com seu próprio caráter, a revelação de seu contínuo propósito de tornar sua vontade de salvar os seres humanos conhecida. Sua missão como um todo foi a de dar testemunho dessa verdade salvadora (18:37). Nesse contexto, a "verdade" está intimamente associada à realeza de Jesus (basileia). Ele é um rei; porém, a Pilatos, Jesus declarou que a origem de seu reino redentor não era proveniente do mundo, e que seu reino não seria estabelecido pela força física.

·         A manifestação da verdade exige uma resposta dos seres humanos. "Mas quem pratica a verdade vem para a luz" (3:21; d. 1 Jo. 1:6)."todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (18:37; d. 10:3; 16:27). Isso é idêntico a receber o próprio Cristo (1:11-12), de nascer de novo (3:3). Isso significa ser habitado pelo Espírito da Verdade (14:17), e pela própria verdade (2 Jo. 2). Tudo isso não é outra coisa senão o comentário a respeito da declaração que iniciou este estudo: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (8:32). O órgão de recepção não é a mente,mas a pessoa toda.

A verdade em João
·         A verdade, em João, não designa um reino platônico de realidade pura e eterna; é um conceito soteriológico, que designa o que Deus fez em Jesus. Em lugar algum, João fala de uma verdade existente nos céus e que veio ao mundo. Essa verdade encontra sua realidade no que Deus fez em Jesus para a salvação da humanidade. A vida eterna, o conhecimento de Deus, o conhecimento da verdade - são todos conceitos redentores, designando o cumprimento do plano redentor de Deus em Jesus.


2 comentários:

  1. bom dia amado pastor , obrigado por sintetizar a salvação neste curto estudo , me passando a simplicidade , porem responsável compromisso com Cristo

    ResponderExcluir