terça-feira, 11 de setembro de 2012

A TEOLOGIA DE ATOS (Aula 11 TNT II)


A TEOLOGIA DE ATOS
Aula 11
TNT II

O Propósito do Livro de Atos
O livro de Atos tem como propósito fornecer um esboço da história da Igreja desde seus primeiros dias, em Jerusalém, até a chegada de seu maior personagem - Paulo - na principal cidade do Império Romano. O livro fornece um quadro da vida e pregação da comunidade primitiva em Jerusalém e descreve o movimento do evangelho desde Jerusalém, via Samaria e Antioquia, até a Ásia Menor, Grécia e, finalmente, Itália. O livro de Atos registra vários sermões de Pedro, Estevão e Paulo, os quais nos fornecem as informações para o estudo da fé da igreja primitiva. Uma vez que tais sermões, particularmente os de Pedro, são, de modo ostensivo, a fonte primária para as crenças da igreja em Jerusalém, devemos abordar a questão crítica no tocante à fidedignidade histórica desses capítulos que contêm o registro dos sermões apostólicos.
O âmago de todo esse assunto que muitos estudiosos ainda consideram que Lucas foi companheiro de Paulo e um historiador competente, que elaborou seu relato com base tanto na experiência pessoal!' como na investigação pessoal. Na introdução do Evangelho, que serve também para o livro de Atos, ele reivindica ter obtido sua informação daqueles "que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra“(Lc. 1:2), e que havia investigado pessoalmente os assuntos sobre os quais escreveria.”
Concluímos, assim, que podemos usar os primeiros capítulos de Atos como uma fonte confiável para a teologia da igreja em Jerusalém. Isso não requer, de nossa parte, o reconhecimento de que os sermões que Lucas registra sejam narrativas literais; são muito resumidos para permitirem essa conclusão. Também não devemos ter dúvidas no sentido de afirmar que Lucas seja o autor desses sermões em sua forma presente. Podemos, entretanto, aceitar a conclusão de que eles são resumos breves, porém precisos, da pregação primitiva dos apóstolos. Fica claro também que Lucas não é um historiador crítico no sentido moderno da palavra. Ele é altamente seletivo nos eventos que relata; introduz fatos importantes sem quaisquer explicações (11 :30); seus personagens aparecem e desaparecem de cena de modo frustrante (12:17).25 No entanto, todo escrito histórico real deve envolver seleção e interpretação, e Lucas seleciona das fontes de informação que estavam disponíveis, tanto escrita quanto oral, e seleciona aqueles fatos que lhe pareceram ser os eventos mais importantes, para traçar a extensão da Igreja, desde uma pequena comunidade judaica em Jerusalém até uma congregação gentílica na cidade que era a capital do Império Romano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário