segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Espírito Santo/ Pneumatologia TNT II (Aula 8)


O Espírito Santo/ Pneumatologia
TNT II (aula 8)

PNEUMA NO ANTIGO TESTAMENTO
O rüah. Yahweh (hw"+hy> x:Wrå) ) no Antigo Testamento não é uma entidade separada, distinta; é o poder de Deus - a atividade pessoal na vontade de Deus para alcançar um objeto moral e religioso. O rúah de Deus é a fonte de tudo que está vivo, de toda vida física. O Espírito de Deus é o princípio ativo que procede de Deus e dá vida ao mundo físico (Gn. 2:7). E também a fonte de todas as preocupações religiosas, despertando líderes carismáticos, como juízes, profetas ou reis. "O rüah Yahweh é um termo usado para designar a ação histórica criadora do Deus único, a qual, muito embora desafie a análise lógica, é sempre a ação de Deus".

PNEUMA NOS SINÓPTICOS
Em suma, os Sinópticos concordam que Jesus foi dotado pelo Espírito, a fim de cumprir sua missão messiânica, e que esta missão incluía uma doação geral do Espírito, e que seus discípulos seriam capacitados pelo Espírito para fazer frente a quaisquer dificuldades que pudessem encontrar.

O ESPÍRITO SANTO EM JOÃO
"Pois não lhe dá [ao Filho] Deus o Espírito por medida" (3:34). Barrett, certamente, está correto ao dizer: "Jesus tem o Espírito, para que possa conferi-Io a outrem; e é o dom do Espírito que, de forma proeminente, distingue a nova dispensação da antiga".
Ele os dota com o Espírito, porque está enviando seus discípulos ao mundo a fim de continuarem a missão, para a qual Ele foi enviado (20:21).
O Espírito viria para assumir o lugar de Jesus e para capacitar os discipulos, a fim de que estes fizessem o que não poderiam fazer por si mesmos, a saber, levar os homens à fé e à vida eterna.

Estrutura Vertical
Conforme a estrutura vertical do pensamento de João, "do alto", ou seja, de Deus, ajusta-se melhor ao contexto do que "de novo".“ Esse nascimento do alto é o mesmo que o nascimento da água e do Espírito. A ideia, certamente, é de que o homem não possui vida, que essa vida é um dom de Deus, que somente pode ser efetivado por um trabalho interior do Espírito Santo, que faz do crente um filho de Deus. A ideia do novo nascimento não é diferente da concepção paulina do ser batizado em Cristo e, dessa forma, passar a viver em novidade de vida (Rm. 6:4). A metáfora é diferente - novo nascimento, união com Cristo - mas a teologia é a mesma. No pensamento paulino, os homens tornam-se filhos de Deus por adoção, e não pelo processo de um novo nascimento (Rm. 8:15, 16).

A Carne
"O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita" (6:63);
Carne, representa a esfera da existência humana sem a atuação do Espírito Santo. Na realidade, é fundamental à teologia de João, que a carne se torne um veículo do Espírito.
A carne não é má; simplesmente é incapaz, por si mesma, de atingir o mundo de Deus e de compreender as realidades divinas. Isto pode ser realizado somente pela descida do Espírito à esfera da carne,da história humana.

A NATUREZA DO PARACLETO
Jesus falou da vinda do Espírito como "outro (allon) Paracleto“ (14:16). Isso implica que Jesus já tinha sido um Paracleto para seus discípulos, e que o Espírito viria para assumir seu lugar e continuar seu ministério com os discípulos. Esse fato fica muito evidente na similaridade de linguagem usada com relação tanto ao Espírito quanto a Jesus. O Paracleto virá; como também Jesus veio ao mundo (5:43; 16:28; 18:37). O Paracleto virá da parte do Pai; da mesma forma que Jesus (16:27, 28) veio da parte do Pai. O Pai dará o Paracleto a pedido de Jesus; da mesma forma que o Pai deu o Filho (3:16). O Pai enviará o Paracleto; como também Jesus foi enviado pelo Pai (3:17). O Paracleto será enviado em nome de Jesus; como também Jesus veio em nome do Pai (5:43). "De muitas e variadas maneiras o Paracleto está para Jesus assim como Jesus está para o Pai“.


A MISSÃO DO ESPÍRITO EM RELAÇÃO AOS DISCÍPULOS

1.      O Espírito Santo virá para habitar nos discípulos de Jesus.
2.      O Espírito fará uma obra no interior do coração dos redimidos, que será muito além de qualquer coisa previamente experimentada. "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado“ (7:38,39). Devido a essa nova obra dentro dos corações dos homens, eles seriam habilitados a outorgar o poder de correntes de água viva a outros.
3.      A nova obra do Espírito envolverá uma habitação permanente dEle dentro do povo de Deus. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”...
4.      O Espírito glorificará Cristo.
5.      Ele é o Espírito da verdade (14:17; 16:13), e, como tal, dará testemunho da verdade e guiará os homens a uma revelação mais ampla da verdade redentora. Jesus prometeu que o Espírito guiaria seus discípulos em toda a verdade.
6.      O Espírito dará poder aos crentes. A missão primária do Espírito é exaltar a pessoa de Jesus e interpretar a obra realizada por Ele para a salvação dos homens.


A MISSÃO DO ESPÍRITO NO MUNDO
Se a função primária do Espírito, em relação aos crentes, é a de mestre e intérprete, em relação ao mundo ele é um acusador. "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" (16:8-11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário