terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Igreja Aula 14 TNT II


A Igreja
Aula 14
TNT II
O INÍCIO DA IGREJA: O PENTECOSTES
A literatura intertestamentária estava consciente da perda do Espírito. Nos escritos apócrifos e pseudo-epígrafos há uma consciência de que o período de inspiração profética estava concluído. A profecia estava morta. A inspiração profética de Israel partiu com os últimos profetas. A literatura rabínica afirma claramente que o Espírito Santo afastou-se de Israel depois dos últimos profetas. E igualmente aceito que o Espírito não estava mais presente no segundo templo. Não havia mais qualquer revelação inspirada.
 A presença do Espírito profético em João e o poder do Espírito Santo em Jesus pressagiaram algo novo: a vinda da era messiânica. João prometeu que Jesus seria aquele que batizaria com o Espírito (Me. 1:8).
Quando os 120 crentes experimentaram o dom pentecostal do Espírito Santo, Pedro interpretou, dizendo: "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel" (At. 2:16). A promessa dada a Israel, como o cumprimento do Dia do Senhor, disse Pedro, agora foi consumada, não para a nação, mas para um grupo de pessoas que creram no caráter messiânico de Jesus.Pedro acrescenta uma expressão que dá a esse evento uma importância escatológica. Ele substitui as palavras de Joel "naqueles dias" por "e nos últimos dias" (At. 2:17). Nos profetas, "os últimos dias" foi uma expressão usada para designar o tempo do Reino de Deus, a era messiânica. Nos últimos dias, o domínio de Deus será estabelecido em toda a terra;
O tempo do cumprimento chegou; porém o Dia do Senhor permanece um evento escatológico, em um futuro indeterminado.

Batismo e Plenitude
O batismo com o Espírito não é idêntico à plenitude do Espírito. O primeiro é um evento que ocorre de uma vez por todas, quando alguém crê em Cristo." E o ato do Espírito constituir crentes individuais como membros do corpo de Cristo. Dessa forma, é impossível ser um crente e não estar na ekklêsia, pois, quando alguém crê, é batizado como todos os demais no corpo de Cristo. O batismo com o Espírito somente pode acontecer a crentes individuais, mas é, primeiramente, um fato social e eclesiástico. A plenitude do Espírito, que significa ser cheio com o Espírito é, primeiramente, uma experiência individual que pode ser repetida e tem a ver com a devoção cristã (Ef. 5: 19 e ss.) e com o ministério (At. 4:8; 13:9). Em nenhuma parte o Novo Testamento ordena os crentes a serem batizados com o Espírito, como o faz no sentido de serem cheios com o Espírito (Ef. 5: 19), pois o batismo é um fato que ocorre por ocasião do início da fé.
Atos 2:42-47
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário