A Vida Eterna
Aula 6 (TNT II)
João 3:36
Aquele que crê no Filho tem a
vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus
sobre ele permanece.
A vida eterna
De acordo com o
Evangelho de João, a vida eterna é o tema central do ensino de Jesus; mas,
segundo os Evangelhos Sinópticos, é a proclamação do Reino de Deus. Além disso, a ênfase primária
em João é colocada sobre a vida eterna como uma experiência presente -
uma ênfase praticamente ausente tanto nos Evangelhos Sinópticos como no
judaísmo.
A Vida Eterna:o
presente e o futuro
·
Embora a vida eterna seja escatológica, a ênfase
central do Quarto Evangelho não é mostrar aos homens o modo de vida no século
futuro, mas levá-Ios a uma experiência presente dessa vida futura. Esse é um ensinamento que não
se encontra de forma explícita nos Sinópticos, ou seja, que a vida do século
futuro já é outorgada ao crente. O propósito da missão de Jesus foi trazer aos
homens uma experiência presente da vida futura (10:10). Ele desceu dos céus
para dar vida ao mundo (6:33), para satisfazer a fome e a sede espiritual do
mundo (6:35).
·
Esse tipo de vida não é resultado de uma
aceleração de quaisquer tipos de poderes inatos da humanidade(evolução); é a
outorga de uma nova vida, mediada por intermédio de Jesus Cristo; e aqueles que
não comem sua carne e não bebem o seu sangue não podem compartilhar sua vida
(6:35)
·
Essa vida é mediada por intermédio da pessoa e das
palavras de Jesus. Suas próprias palavras são vida (6:63), porque suas palavras
procedem do Pai, que lhe ordenou o que deveria dizer, e o mandamento de Deus é
a vida eterna (12:49-50
·
Essa vida não é somente mediada por Jesus e sua
palavra; ela habita em sua própria pessoa (5:26). Ele é o pão vivo que dá vida
(6:51 e ss.) e a água viva (4:10,14). Deus é a fonte suprema da vida; mas o Pai
conferiu ao Filho ter vida em si mesmo (5:26). Por essa razão Jesus podia
dizer: "Eu sou a vida" (11 :25; 14:6).
João 8:32
“E conhecereis a verdade, e a
verdade vos libertará.”
A Verdade em João
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Portanto, quando Cristo declarou: "Eu sou ...
a verdade" (14:6), quis dizer que Ele é a plena revelação e incorporação
do propósito redentor de Deus. A vinda de Cristo é a revelação da fidelidade de
Deus para com seu próprio caráter, a revelação de seu contínuo propósito de
tornar sua vontade de salvar os seres humanos conhecida. Sua missão como um
todo foi a de dar testemunho dessa verdade salvadora (18:37). Nesse contexto, a
"verdade" está intimamente associada à realeza de Jesus (basileia).
Ele é um rei; porém, a Pilatos, Jesus declarou que a origem de seu reino
redentor não era proveniente do mundo, e que seu reino não seria estabelecido
pela força física.
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A manifestação da verdade exige uma resposta dos
seres humanos. "Mas quem
pratica a verdade vem para a luz" (3:21; d. 1 Jo. 1:6)."todo aquele
que é da verdade ouve a minha voz" (18:37; d. 10:3; 16:27). Isso é
idêntico a receber o próprio Cristo (1:11-12), de nascer de novo (3:3). Isso
significa ser habitado pelo Espírito da Verdade (14:17), e pela própria verdade
(2 Jo. 2). Tudo isso não é outra coisa senão o comentário a respeito da
declaração que iniciou este estudo: "Conhecereis a verdade, e a verdade
vos libertará" (8:32). O órgão de recepção não é a mente,mas a pessoa
toda.
A verdade em João
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A verdade, em João, não designa um reino platônico
de realidade pura e eterna; é um conceito soteriológico, que designa o que Deus
fez em Jesus. Em lugar algum, João fala de uma verdade existente nos céus e que
veio ao mundo. Essa verdade encontra sua realidade no que Deus fez em Jesus
para a salvação da humanidade. A vida eterna, o conhecimento de Deus, o
conhecimento da verdade - são todos conceitos redentores, designando o
cumprimento do plano redentor de Deus em Jesus.
bom dia amado pastor , obrigado por sintetizar a salvação neste curto estudo , me passando a simplicidade , porem responsável compromisso com Cristo
ResponderExcluirobrigado!
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