terça-feira, 24 de julho de 2012

O Dualismo Joanino (aula 2) TNT


1.     O Dualismo Joanino
Aula 2
Texto Principal: João 3:19-21
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus
.

1.1.         Dualismo Horizontal X Vertical
O dualismo nos Evangelhos Sinópticos é primariamente horizontal: um contraste entre duas eras - a era presente e o século futuro. O dualismo de João é primariamente vertical: um contraste entre dois mundos - o mundo superior e o mundo inferior. "Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo" (Jo. 8:23). Os Sinópticos contrastam esta era com o século futuro, e sabemos, por intermédio do uso Paulino, que "este mundo" pode ser equivalente à expressão "esta era", em um dualismo escatológico. I Mas em João, "este mundo" quase sempre permanece em contraste com o mundo de cima. "Este mundo" é visto como mal, e o diabo é seu governante (16:11). Jesus veio para ser a luz deste mundo (11 :9). A autoridade de sua missão não procede "deste mundo", mas do mundo de cima - de Deus (18:36). Quando sua missão estiver cumprida, Ele deve partir "deste mundo" (13: 1).

1.2.            As Trevas e a Luz
...apesar do fato de que a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas do que a luz e recusaram-se a aceitar a luz, porque as obras dos homens eram más. Todo aquele que "pratica a verdade" vem para a luz a fim de que sua verdadeira natureza possa ser revelada (3:19-20). Em João, a coroação do mal é o ódio para com a luz - a incredulidade em Jesus.
Declaração de Bonhoefer:
Só o crente é obediente e só o obediente é que crê”. Dicipulado; Ed. Est.
E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?Lucas 6:46

1.3.            A Carne e o Espírito
A carne é uma expressão sinônima de humanidade - a raça humana. Contudo, a carne é limitada ao reino inferior; ela não pode elevar-se à vida do mundo superior. "O que é nascido da carne é carne" (3:6); os homens precisam nascer 'de cima'.”Ser nascido de cima é ainda descrito como ser nascido do Espírito”. O homem em si mesmo, e de si mesmo, é fraco e mortal; somente por meio de uma operação interior do Espírito de Deus é que ele poderá tanto compreender como experimentar as bênçãos do reino celestial (3:12). A vida eterna é a dádiva do Espírito de Deus; na luz da eternidade, a carne não tem qualquer proveito. Ela não pode capacitar o homem a alcançar a vida eterna (6:63).
1.4.            Kosmos e seus significados
a)      Ordem criada como um todo (Jo 17.5, 24), ou a terra em particular (Jo. 11:9; 16:21; 21:25);
b)      Por metonímia, kosmos pode designar não apenas o mundo, mas também aqueles que habitam o mundo: o gênero humano (12: 19; 18: 20; 7:4; 14:22);
c)      O uso mais interessante de kosmos para designar o gênero humano é encontrado nas expressões em que o mundo - a humanidade – é o objeto do amor e salvação de Deus. Deus ama o mundo (3:16) e enviou seu Filho para salvá-Io (3:17c; 12:47).
...”essas declarações não acarretam uma ênfase distintamente universalista, mas simplesmente designa a humanidade em geral como o objeto do amor e da ação salvadora de Deus.”

KOSMOS: A HUMANIDADE EM INIMIZADE COM DEUS
d)     O kosmos é caracterizado pela impiedade (7:7), e não conhece a Deus (17:25) e tampouco seu enviado, Cristo (1: 1O).
O mundo permanece em contraste aos discípulos de Jesus. Eles, inicialmente, pertenceram ao mundo, mas foram escolhidos para saírem do mundo com a finalidade de pertencerem a Cristo (17:6), muito embora devam continuar a viver no mundo (13: 1; 17:11, 15). Eles não mais partilham o mesmo caráter do mundo, porque pertencem a Jesus Cristo, pois receberam sua palavra (17:14). O propósito de Jesus foi o de viver de acordo com a vontade do seu Pai, em vez de viver para fins puramente humanos, e, portanto, Ele não foi considerado do mundo, embora estivesse no mundo. Da mesma forma também seus discípulos, os quais mudaram o rumo de seus objetivos meramente humanos para os de Deus, porque eles também não são do mundo (15:19; 17:14).

Qual deve ser a reação dos discípulos?
A vinda de Jesus, na realidade, criou uma divisão entre os seres humanos, embora continuem a viver juntos. Deus escolheu homens do mundo (15:19) a fim de que formassem uma nova comunhão centralizada em Jesus (17: 15). Uma vez que o mundo odiou Jesus, também odiaria seus seguidores (15: 18; 17:14). A reação dos discípulos não deve ser a de retirar-se do mundo, mas de viver no mundo, motivados pelo amor de Deus, em lugar do amor pelo mundo.


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