O Filho de Deus Aula 11 (ver anexo)
O Filho de Deus
A
expressão messiânica "O Filho de Deus" é a mais importante no estudo
da auto-revelação de Jesus. Na história do pensamento teológico, essa expressão
conota a divindade essencial de Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus, ou
seja, Deus o Filho, a segunda pessoa da Trindade.
O SIGNIFICADO DA FRASE "O FILHO DE DEUS"
Quatro maneiras diferentes:
I. Nativista:
Uma criatura de Deus pode ser denominada filho de
Deus(Hb 12.9 e Gn 1. 26-27) em um sentido nativista, em virtude de dever
sua existência à atividade criativa imediata de Deus;
...uma teologia da Paternidade universal de Deus;
e segue-se, daí, que todas as pessoas, sendo criaturas do único Deus, são
irmãos e irmãs. Entretanto, esta é uma teologia da criação, não da redenção.
Nessa teologia, a filiação do homem com relação a Deus é uma verdade universal
que pertence a todos os homens por natureza e uma vez que os homens são
intrinsecamente os filhos de Deus, esse fato deveria ser determinativo de sua atitude
para com Deus e do seu relacionamento uns com os outros.
Teologia da Criação X Teologia da Redenção
II. Moral-religioso
Na segunda maneira, a expressão "filho de
Deus" pode ser usada para descrever a relação que os homens podem manter
com Deus como os objetos peculiares de seu cuidado amoroso. Este é o uso moral-religioso
e pode ser aplicado tanto às pessoas em geral como à nação de Israel. Este
é o significado mais profundo de Exodo 4:22. Israel é o primogênito de Deus, o objeto
especial de seu amor paternal. Israel é o povo eleito de Deus.
No N. T., este conceito é carregado de um
significado mais profundo, pelo fato de os cristãos serem chamados de filhos de
Deus, quer por novo nascimento (Jo. 3:3; 1:12) quer pela adoção (Rm. 8:14,19;
GI. 3:26; 4:5)
III.
Messiânico
Um terceiro significado é messiânico; o rei da
linhagem de Davi é designado como filho de Deus (2 Sm. 7: 14). Esse uso não
envolve uma implicação necessária quanto à natureza divina do personagem messiânico;
o termo refere-se à posição oficial de Messias.
IV. Teológico
Um quarto significado é o teológico. Na
revelação contida no Novo Testamento e na teologia cristã que se
desenvolveu posteriormente, a expressão "Filho de Deus" veio a ter um
significado mais elevado: Jesus é o Filho de Deus porque Ele é Deus e participa
da natureza divina(Jo 1.1).
"O FILHO DE DEUS" NOS EVANGELHOS
Há algo
que imediatamente nos surpreende: nos Sinópticos, Jesus nunca usa o título
completo para designar sua própria pessoa; mas, muitas vezes, fala de si mesmo
como o Filho. Isto conduz imediatamente à conclusão de que, qualquer que seja o
seu significado, "Filho de Deus" não foi um título pelo qual Jesus
designou a si mesmo. Isto se torna ainda mais surpreendente em vista do fato de
que, nas epístolas, a frase "Filho de Deus" é uma designação
favorita para Jesus. (Lc 4.3 e 9);
Jesus rejeitou firmemente executar a função de
Filho de Deus desse modo. ...no batismo, Jesus foi chamado de o Filho de Deus
para cumprir a missão do Servo do Senhor. As tentações procuraram sugerir que
Ele deveria abandonar esse papel e alcançar seu objetivo por meios miraculosos.
A recusa de Jesus, que não cedeu a Satanás, significou, com efeito, que Ele não
abandonaria a função do Servo do Senhor. "Jesus é o Filho de Deus não
apenas como um realizador de milagres, mas no cumprimento obediente de sua
tarefa - precisamente sua tarefa de sofrimento" .
Como conhecer o Filho de Deus?
MATEUS 11
25 Naquele
tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da
terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos
pequeninos.
26 Sim, ó
Pai, porque assim te aprouve.
27 Todas as
coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai;
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser
revelar.
28 Vinde a
mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai
sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e
encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o
meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Uma
compreensão correta da pessoa e da missão de Jesus, somente poderia ser
recebida por revelação do Pai, que é o soberano Senhor dos céus e da terra, e que
manifesta sua soberania por ocultar estas coisas aos sábios e entendidos,
revelando-as aos pequeninos.
Resumão
Concluímos que Jesus apresentou-se como o Filho de
Deus de um modo único, pois estava separado de todos os outros seres humanos no
sentido de que partilhava de uma unicidade com Deus, algo impossível aos
seres humanos comuns.
O título Messias era um tanto inadequado ... pois
poderia levar a erros ... ao passo que o de Filho era simplesmente muito claro
em suas implicações. Mas o título de Filho do Homem possuía méritos distintos.
Era adequado para expressar a concepção que Jesus possuía de si mesmo, desde
que se refere a uma pessoa intimamente relacionada com Deus e de origem divina
... Assim, a frase "Filho do Homem" foi um veículo perfeito para
expressar a autoconsciência divina de Jesus, ao mesmo tempo em que preservava o
caráter secreto de sua auto-revelação com relação àqueles que tinham os olhos
cegados e os ouvidos fechados." Na Igreja, primitiva a frase
"Filho de Deus" poderia ser usada sem restrições para indicar o lugar
supremo ocupado por Jesus.
SENHOR
O Kyrios é o Senhor ressurrecto e assunto
aos céus.
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