terça-feira, 1 de maio de 2012

A Ética do Reino Aula 8


Aula 8 de TNT
A Ética do Reino

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

A ética do reino
      A ética de Jesus, então, é uma ética do Reino, a ética do reinado de Deus. É impossível destacar ou separar sua ética do contexto total da mensagem e missão de Jesus.
Tais princípios éticos são relevantes apenas para aqueles que experimentam o reinado de Deus.
Ética absoluta
      Se a ética de Jesus é de fato a ética do reino de Deus, segue-se que deve ser uma ética absoluta. A ética de Jesus incorpora o padrão de justiça que um Deus santo deve requerer dos homens em qualquer era.
Se Jesus exigisse somente uma obediência legalista aos seus ensinos, teria deixado os homens dependurados sobre o precipício do desespero, sem nenhuma palavra de salvação. Entretanto, o Sermão não é lei. Ele descreve o ideal do homem em cuja vida o reino de Deus é absolutamente realizado.

A ética da vida interior
A ética do Reino coloca uma nova ênfase sobre a justiça do coração. Uma justiça que excede a dos escribas e fariseus é necessária para a admissão no Reino dos Céus. “Mateus 5:20”;
Dessa maneira, a justiça essencial do Reino, uma vez que é uma justiça do coração, é realmente alcançável, qualitativamente, se não quantitativamente. Em sua plenitude, ela aguarda a vinda do Reino escatológico; mas em sua essência pode ser levada a cabo aqui e agora, nesta era.

A OBTENÇÃO DA JUSTIÇA
De que modo a justiça do Reino deve ser alcançada?
      A justiça do Reino, por conseguinte, só pode ser experimentada pelo indivíduo que se submeteu ao reinado de Deus, o qual se manifestou em Jesus, e que, em decorrência deste fato, experimentou os poderes do Reino de Deus. Quando um homem é restaurado à comunhão com Deus, torna-se filho de Deus e recebe um novo poder, o poder do Reino de Deus. E pelo poder do reino de Deus que a justiça do Reino é passível de ser alcançada.
      A justiça do Reino é, conseqüentemente, tanto atingível quanto inatingível. Ela pode ser obtida, mas não em sua plena medida.

Uma decisão radical e irrestrita
Mc 10. 17  E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18  E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20  Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
23  Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Recompensas e graça
      Muitas afirmações nos ensinos de Jesus sugerem que as bênçãos do Reino são uma recompensa.
      Há uma recompensa aos que sofrem perseguição, pela prática do amor aos inimigos, pelas esmolas, quando feitas no espírito correto, pelo jejum.

O Messias
      O título e conceito de Messias é o mais importante de todos os conceitos cristológicos, historicamente falando, se não teologicamente, porque tornou-se no modo central de designar a compreensão cristã da pessoa de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário