terça-feira, 1 de maio de 2012

O Messias Aula 10 TNT


Aula 10
O Messias
Christos = Mãsiah = ungido
Grego
Hebraico
   Português
Cristo,j
x;yvim'
   Cristo


O título e conceito de Messias, historicamente falando, se não teologicamente, é o mais importante de todos os conceitos cristológicos, porque se tornou o modo central de designar a compreensão cristã da pessoa de Jesus. Isto é provado pelo fato de que Christos, que é propriamente um título designativo de "ungido", tornou-se logo um nome próprio. Jesus tornou-se conhecido não só como Jesus, o Cristo ou Messias (At. 3:20), mas como Jesus Cristo ou Cristo Jesus. Só ocasionalmente Paulo fala de Jesus; quase sempre usa o nome composto; e refere-se com mais freqüência a "Cristo" do que a "Jesus". Embora não possamos ter certeza, parece que Christos tornou-se um nome próprio quando o evangelho de Jesus como o Messias fez as primeiras incursões no mundo gentílico, que não entendeu o contexto histórico judaico da unção e para quem, conseqüentemente, "o ungido" era um termo sem significado.

A EXPECTATIVA MESSIÂNICA NOS EVANGELHOS
      O elemento mais importante nessa expectativa é que o messias seria o rei davídico. Os magos do Oriente vieram procurando o rei dos judeus que havia nascido. Os escribas compreenderam o significado da pergunta dos magos a respeito desse rei e os encaminharam a Belém, que era o lugar onde o rei prometido deveria nascer. Herodes, o Grande, interpretou esta profecia em termos de poder político, pois temeu pelo seu próprio trono.
      O povo desejava como seu messias um líder poderoso que sobrepujasse Roma.
Entretanto, quando Jesus recusou-se a desempenhar esse papel e
indicou que sua missão tinha um caráter completamente diferente e que seu Reino deveria ser um Reino espiritual, no qual os homens deveriam comer sua carne e beber seu sangue, as multidões voltaram-se contra Ele e, provavelmente, sua popularidade tenha diminuído (Jo. 6:66).
Desejavam um rei para libertá-los de Roma, não um salvador para redimi-los dos seus pecados.

0 Filho do Homem: uma auto-designação
      Do ponto de vista teológico, uma das designações messiânicas mais importantes nos Evangelhos Sinópticos é o Filho do Homem. Três fatos são de importância superlativa.
      Na tradição registrada nos evangelhos o Filho do Homem foi o modo favorito de Jesus fazer referência a si próprio; de fato, é o único título que ele utilizou livremente.
Em segundo lugar, o título nunca é usado por ninguém mais para designar a Jesus.'
Em terceiro lugar, não há evidência em Atos ou nas epístolas de que a igreja primitiva tenha chamado Jesus de Filho do Homem. A única ocorrência do título fora dos Evangelhos é a encontrada na visão de Estêvão (At. 7:56). Os Evangelhos o colocam nos lábios de Jesus mais de sessenta e cinco vezes. O fato de que o título nunca tenha sido usado como uma designação messiânica para Jesus na igreja primitiva, é algo marcante.

      Os patriarcas da igreja interpretaram a frase como uma referência primária à humanidade do Filho de Deus encarnado. Jesus era o Deus/homem, o Filho de Deus e o Filho do Homem. Muitas das discussões e comentários mais antigos assumem este  significado teológico da frase, interpretando-a como  e fundamentalmente fizesse referência à humanidade de Jesus e à sua identidade com os seres humanos. Essa interpretação incorre em erro, porque negligencia o contexto histórico e a importância da expressão.
      A conclusão de Dalman de que a expressão Filho do Homem poderia ser um título messiânico é amplamente aceita na erudição bíblica contemporânea.

0 "FILHO DO HOMEM" NOS EVANGELHOS SINÓPTICOS
O uso da expressão Filho do Homem nos Sinópticos pode ser classificado em três categorias distintas:
1.                  Filho do Homem servindo na terra;
[Mc 2:10 = Mt 9:6 = Lc 5:24/ Poder para perdoar pecados]
2.                  Filho do Homem no sofrimento e na morte;
[Mc 9:12 = Mt 17:12 /O Filho do Homem padecerá]
3.                  Filho do Homem na glória escatológica.
[Mc 8:38 = Mt 16:27 = Lc 9:26/ Quando vier na glória do seu Pai, com os santos anjos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário