quinta-feira, 31 de maio de 2012

Modelo de Liderança de Jesus (aula 8)

Aula 8
Modelo de Liderança de Jesus[1]!
Pv 16. 32 “Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito do que o toma uma cidade”.
TIAGO 3
MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
5  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

            Há muitos treinamentos de liderança hoje em dia e livros também a disposição de todos nós, mas minha pergunta é: queremos liderar os outros e, no entanto, não liderar a nós mesmos? Somos “lideres” na igreja, trabalho, faculdade ou escola, mas não lideramos nossa vida pessoal? Todos me “obedecem” nos outros lugares, porém minha casa está em desordem? O imperativo bíblico da liderança cristã diz que temos que primeiro cuidar de nossa própria casa (I Tm 3. 4-5) e vida e aí sim ver se poderemos ajudar a outros (Mt 7. 1-5). O texto de provérbios acima afirma que dominar a si mesmo é melhor do que a uma cidade! Na outra passagem a afirmativa de Tiago é que muito de nós não deveríamos buscar com tanto afinco o ser mestres (poderia trocar por líderes? Acho que sim), pois será cobrado mais de tal homem ou mulher.A liderança começa em você. Daí minha nova máxima:
Nem todo mundo (pessoas) é chamado para ser líder, mas todos são chamados para servir;
            Há muitas necessidades no mundo e se alguém quer atender a elas terá sempre ministério e oportunidades de servir, mas, se quer liderar outros, a questão é mais difícil. Jesus é nosso modelo de missão, então a partir de seu exemplo como deveríamos estar servindo? Fp 2. 5-11 será o nosso texto base:
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

            Nosso alvo deve ser ter o mesmo sentimento que houve em Cristo, parece-me que isto na prática é descrito nos versos 6-8, Segue gráfico:
Modelo de Liderança de Jesus










Como seria isto na prática a partir deste modelo? Sete passos:

  1.           Abrir mão: Liderança Cristã começa com o abrir mão de direitos adquiridos em nome de uma causa maior, Jesus abriu mão do seu próprio poderio com o fim claro de identificação conosco. Vemos isto na declaração: sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Se, queremos que algo de certo no Reino, isto começará necessariamente em deixar algo para trás. O que ainda te prende em relação ao que Deus quer de tua vida?

2.      Esvaziou-se: alguns teólogos da Alemanha (a partir de 1860-1880) e da Inglaterra (a partir de 1890-1910) passaram a defender uma ideia de encarnação que jamais fora defendida na história da igreja. Essa nova ideia foi chamada “teoria da kenosis”, e a posição geral representada por ela foi chamada “teologia kenótica”[2].Mas uma possibilidade teológica a qual me atenho é de que Jesus esvaziou-se do uso efetivo das Prerrogativas Divinas[3]. Na prática ele continuava a ser quem era sem usar destes poderes. Tinha o poder, mas decidiu não usá-los. Autolimitou-se em nome de seu ministério terreno. O fim deste esvaziamento vê-se na substituição de Cristo. “A concepção da morte de Cristo apresentada aqui tem sido chamada com frequência a teoria da “substituição penal”. A morte de Cristo foi “penal” pelo fato de ter ele cumprido uma pena quando morreu. Sua morte foi também uma “substituição” pelo fato de ter ele sido nosso substituto quando morreu[4]”. Em nossa liderança em muitos momentos recebemos a carga do outro e literalmente o “substituímos”, quantas vezes em aconselhamentos eu vi a pessoa saindo muito bem e eu, ainda que com a cara boa por fora, totalmente exausto espiritualmente? Cristo nos substituiu, devemos substituir outros também, mas sem o poder de salvação eterna, ainda que “salvando” muitos dos perigos do pecado, do mundo e do diabo.
3.      Escravo: sei que algumas versões vão trazer a palavra servo, ainda que uma possibilidade, a palavra escravo descreve melhor o grego (doulos) e o contexto histórico da passagem também indica o significado escravo. Quem é o escravo? Que ou quem está sob o poder absoluto de um senhor que o aprisionou ou o comprou.[5] Outra possibilidade é que está descrito no texto bíblico relatando os deveres do escravo: Lc 17. 7  E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? 8  E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?9  Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.10  Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. O escravo é que está totalmente ao dispor do seu senhor para tudo que ele quer, qualquer hora, em qualquer lugar, a qualquer custo. Ele nos mostra o caminho para que possamos seguir suas pisaduras em nosso próprio caminho de servir ao próximo.
4.      Homem: algumas pessoas em posição de liderança confundem sua autoridade com a soberania de Deus. Acham que estar em um papel de liderança é ser um ser superior. Cristo em sua humanidade nos mostra que um homem comum usado por Deus pode fazer grandes coisas, se Ele tivesse feito as coisas como Deus seria normal. Como fez o que fez como homem, nos diz que se dependermos d’Ele faremos proezas.
5.      Humilhou-se: se alguém poderia se exaltar este seria Jesus, parece que o diabo querendo fazer Jesus pecar vai apelar justamente para o orgulho que, em tese, Jesus poderia ter: Mt 4. E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. A realidade era que Jesus era o Filho de Deus, mas o diabo afirmando que ele era o Filho de Deus queria justamente que ele caísse na armadilha do orgulho. Se fosse para nós o diabo diria: você é o líder, pode tomar qualquer decisão! Você é o não é o pastor desta igreja? Viu o que fizeram com você? Você é melhor do que eles! O problema é que a afirmativa de Mt 5.3 diz:  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Abençoado perante o Reino dos Céus é aquele que não é sábio, ou grande, ou entendido e sim aqueles que são humildes no espírito. Em nosso caminho da missão precisamos olhar as pessoas de baixo pra cima e não de cima pra baixo. Todos são superiores a nós (Fp 2. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo). Os chefes humilham os outros, os líderes humilham-se!
6.      Obediência: I Sm 15. 22b Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Obedecer é o mais fácil de mais difícil. Fácil, pois a responsabilidade é do que tem autoridade sobre você, então, se acontecer algo de errado, a “culpa” não é sua. Difícil, pois é muito mais fácil desenvolver rituais externos a você, como hábitos que você desenvolve, mas não precisa se envolver. Ir aos cultos, dar o dízimo (pode tanto ser ritual como obediência), orar, rezar. O problema de Saul na passagem acima é que ele achou que sacrificar a Deus era mais importante do que obedecê-lo, seu ego inflamado não esperou Samuel e fez o que não devia e foi rejeitado por Deus. O problema da obediência é que se você não abriu mão de nada, não esvaziou-se do seu eu, não se considerou escravo, não se considerou um mero homem/mulher, e não se humilhou você não vai obedecer, pois ainda está muito cheio de si mesmo. E se você está cheio não pode ser enchido(processo passivo/ativo Fp 2. 12-13) por Deus!
7.      Cruz: o nosso Mestre e Senhor morreu em uma cruz, como podemos querer a Glória? A cruz é nosso fim e nosso começo. Na Cruz Ele teve a morte e eu a vida. Em minha morte, eu vou a Cruz, sou sepultado, mas tenho vida. A Cruz é o meu fim e o meu começo. A Cruz é o meu fim, a minha morte, mas minha morte é vida para outros!
            O resultado de todo este processo descrito acima foi a exaltação de Cristo, nenhum de nós pagará o preço que ele pagou, morrerá a morte que Ele morreu, sofrerá o que Ele sofreu e também não seremos exaltados como Ele o foi, receberemos um nome como o d’Ele, os joelhos não se dobrarão para nós e nem toda língua confessará o seu Senhorio. Mas se o seguirmos em seus passos seremos mais parecidos com Ele e por fim reinaremos com Ele para todo sempre!
            Não poderia me esquecer! Cristo fez o que fez para Glória de Deus Pai, nós também devemos cumprir nosso papel de testemunhas (mártires? Sim) para Glória de Deus. Paz.
ROMANOS 11
36  Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


[1] Liderança Cristã, Oliveira, Leonir. Sem editora ainda... risos.
[2] Teologia Sistemática; Grudem, Wayne;  Vida nova.
[3] Teologia Cristã em Quadros, House, h. Wayne; Vida
[4] Teologia Sistemática; Grudem, Wayne;  Vida nova
[5] Significado de Escravo no Dicionário Online de Português, http://www.dicio.com.br/escravo/ dia 30 de maio de 2012 às 19:20.

Um comentário:

  1. um grande lider se molda no calor da fornalha , e com seu jeito simples o senhor tem me ensinado isto , amado pr. Deus superabençoe o senhor e toda a sua familia .

    ResponderExcluir