terça-feira, 1 de maio de 2012

O Filho de Deus Aula 11


O Filho de Deus Aula 11 (ver anexo)

O Filho de Deus
      A expressão messiânica "O Filho de Deus" é a mais importante no estudo da auto-revelação de Jesus. Na história do pensamento teológico, essa expressão conota a divindade essencial de Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus, ou seja, Deus o Filho, a segunda pessoa da Trindade.


O SIGNIFICADO DA FRASE "O FILHO DE DEUS"
Quatro maneiras diferentes:
I.  Nativista:
Uma criatura de Deus pode ser denominada filho de Deus(Hb 12.9 e Gn 1. 26-27) em um sentido nativista, em virtude de dever sua existência à atividade criativa imediata de Deus;
...uma teologia da Paternidade universal de Deus; e segue-se, daí, que todas as pessoas, sendo criaturas do único Deus, são irmãos e irmãs. Entretanto, esta é uma teologia da criação, não da redenção. Nessa teologia, a filiação do homem com relação a Deus é uma verdade universal que pertence a todos os homens por natureza e uma vez que os homens são intrinsecamente os filhos de Deus, esse fato deveria ser determinativo de sua atitude para com Deus e do seu relacionamento uns com os outros.
Teologia da Criação X Teologia da Redenção
II.  Moral-religioso
Na segunda maneira, a expressão "filho de Deus" pode ser usada para descrever a relação que os homens podem manter com Deus como os objetos peculiares de seu cuidado amoroso. Este é o uso moral-religioso e pode ser aplicado tanto às pessoas em geral como à nação de Israel. Este é o significado mais profundo de Exodo 4:22. Israel é o primogênito de Deus, o objeto especial de seu amor paternal. Israel é o povo eleito de Deus.
No N. T., este conceito é carregado de um significado mais profundo, pelo fato de os cristãos serem chamados de filhos de Deus, quer por novo nascimento (Jo. 3:3; 1:12) quer pela adoção (Rm. 8:14,19; GI. 3:26; 4:5)


III.  Messiânico
Um terceiro significado é messiânico; o rei da linhagem de Davi é designado como filho de Deus (2 Sm. 7: 14). Esse uso não envolve uma implicação necessária quanto à natureza divina do personagem messiânico; o termo refere-se à posição oficial de Messias.


IV.  Teológico
Um quarto significado é o teológico. Na revelação contida no Novo Testamento e na teologia cristã que se desenvolveu posteriormente, a expressão "Filho de Deus" veio a ter um significado mais elevado: Jesus é o Filho de Deus porque Ele é Deus e participa da natureza divina(Jo 1.1).


"O FILHO DE DEUS" NOS EVANGELHOS
      Há algo que imediatamente nos surpreende: nos Sinópticos, Jesus nunca usa o título completo para designar sua própria pessoa; mas, muitas vezes, fala de si mesmo como o Filho. Isto conduz imediatamente à conclusão de que, qualquer que seja o seu significado, "Filho de Deus" não foi um título pelo qual Jesus designou a si mesmo. Isto se torna ainda mais surpreendente em vista do fato de que, nas epístolas, a frase "Filho de Deus" é uma designação favorita para Jesus. (Lc 4.3 e 9);
Jesus rejeitou firmemente executar a função de Filho de Deus desse modo. ...no batismo, Jesus foi chamado de o Filho de Deus para cumprir a missão do Servo do Senhor. As tentações procuraram sugerir que Ele deveria abandonar esse papel e alcançar seu objetivo por meios miraculosos. A recusa de Jesus, que não cedeu a Satanás, significou, com efeito, que Ele não abandonaria a função do Servo do Senhor. "Jesus é o Filho de Deus não apenas como um realizador de milagres, mas no cumprimento obediente de sua tarefa - precisamente sua tarefa de sofrimento" .


Como conhecer o Filho de Deus?
MATEUS 11
25  Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
26  Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
27  Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
      Uma compreensão correta da pessoa e da missão de Jesus, somente poderia ser recebida por revelação do Pai, que é o soberano Senhor dos céus e da terra, e que manifesta sua soberania por ocultar estas coisas aos sábios e entendidos, revelando-as aos pequeninos.

Resumão
Concluímos que Jesus apresentou-se como o Filho de Deus de um modo único, pois estava separado de todos os outros seres humanos no sentido de que partilhava de uma unicidade com Deus, algo impossível aos seres humanos comuns.
O título Messias era um tanto inadequado ... pois poderia levar a erros ... ao passo que o de Filho era simplesmente muito claro em suas implicações. Mas o título de Filho do Homem possuía méritos distintos. Era adequado para expressar a concepção que Jesus possuía de si mesmo, desde que se refere a uma pessoa intimamente relacionada com Deus e de origem divina ... Assim, a frase "Filho do Homem" foi um veículo perfeito para expressar a autoconsciência divina de Jesus, ao mesmo tempo em que preservava o caráter secreto de sua auto-revelação com relação àqueles que tinham os olhos cegados e os ouvidos fechados." Na Igreja, primitiva a frase "Filho de Deus" poderia ser usada sem restrições para indicar o lugar supremo ocupado por Jesus.

SENHOR
O Kyrios é o Senhor ressurrecto e assunto aos céus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário