O Espírito Santo/
Pneumatologia
TNT II (aula 8)
PNEUMA NO ANTIGO
TESTAMENTO
O rüah. Yahweh (hw"+hy> x:Wrå) ) no Antigo Testamento não é uma
entidade separada, distinta; é
o poder de Deus - a atividade pessoal na vontade de Deus para alcançar um
objeto moral e religioso. O rúah de Deus é a fonte de tudo que está vivo, de toda vida
física. O Espírito de Deus é o princípio ativo que procede de Deus e dá vida ao
mundo físico (Gn. 2:7). E também a fonte de todas as preocupações religiosas,
despertando líderes carismáticos, como juízes, profetas ou reis. "O rüah
Yahweh é um termo usado para designar a ação histórica criadora do Deus
único, a qual, muito embora desafie a análise lógica, é sempre a ação de
Deus".
PNEUMA NOS SINÓPTICOS
Em suma, os Sinópticos
concordam que Jesus foi dotado pelo Espírito, a fim de cumprir sua missão
messiânica, e que esta missão incluía uma doação geral do Espírito, e que seus
discípulos seriam capacitados pelo Espírito para fazer frente a quaisquer
dificuldades que pudessem encontrar.
O ESPÍRITO SANTO EM
JOÃO
"Pois não lhe
dá [ao Filho] Deus o Espírito por medida" (3:34). Barrett, certamente,
está correto ao dizer: "Jesus tem o Espírito, para que possa conferi-Io a
outrem; e é o dom do Espírito que, de forma proeminente, distingue a nova
dispensação da antiga".
Ele os dota com o
Espírito, porque está enviando seus discípulos ao mundo a fim de continuarem
a missão, para a qual Ele foi enviado (20:21).
O Espírito viria para assumir
o lugar de Jesus e para capacitar os discipulos, a fim de que estes
fizessem o que não poderiam fazer por si mesmos, a saber, levar os homens à
fé e à vida eterna.
Estrutura Vertical
Conforme a estrutura
vertical do pensamento de João, "do alto", ou seja, de Deus,
ajusta-se melhor ao contexto do que "de novo".“ Esse nascimento do
alto é o mesmo que o nascimento da água e do Espírito. A ideia, certamente, é
de que o homem não possui vida, que essa vida é um dom de Deus, que somente
pode ser efetivado por um trabalho interior do Espírito Santo, que faz do
crente um filho de Deus. A ideia do novo nascimento não é diferente da
concepção paulina do ser batizado em Cristo e, dessa forma, passar a viver em
novidade de vida (Rm. 6:4). A metáfora é diferente - novo nascimento, união com
Cristo - mas a teologia é a mesma. No pensamento paulino, os homens
tornam-se filhos de Deus por adoção, e não pelo processo de um novo nascimento
(Rm. 8:15, 16).
A Carne
"O Espírito é o
que vivifica, a carne para nada aproveita" (6:63);
Carne, representa a
esfera da existência humana sem a atuação do Espírito Santo. Na realidade, é
fundamental à teologia de João, que a carne se torne um veículo do Espírito.
A carne não é má;
simplesmente é incapaz, por si mesma, de atingir o mundo de Deus e de
compreender as realidades divinas. Isto pode ser realizado somente pela descida
do Espírito à esfera da carne,da história humana.
A NATUREZA DO
PARACLETO
Jesus falou da vinda
do Espírito como "outro (allon) Paracleto“ (14:16). Isso implica
que Jesus já tinha sido um Paracleto para seus discípulos, e que o Espírito
viria para assumir seu lugar e continuar seu ministério com os discípulos.
Esse fato fica muito evidente na similaridade de linguagem usada com relação
tanto ao Espírito quanto a Jesus. O Paracleto virá; como também Jesus veio
ao mundo (5:43; 16:28; 18:37). O Paracleto virá da parte do Pai; da mesma
forma que Jesus (16:27, 28) veio da parte do Pai. O Pai dará o Paracleto a
pedido de Jesus; da mesma forma que o Pai deu o Filho (3:16). O Pai enviará
o Paracleto; como também Jesus foi enviado pelo Pai (3:17). O Paracleto
será enviado em nome de Jesus; como também Jesus veio em nome do Pai
(5:43). "De muitas e variadas maneiras o Paracleto está para Jesus
assim como Jesus está para o Pai“.
A MISSÃO DO ESPÍRITO
EM RELAÇÃO AOS DISCÍPULOS
1. O Espírito Santo virá
para habitar nos discípulos de Jesus.
2. O Espírito fará uma
obra no interior do coração dos redimidos, que será muito além de qualquer
coisa previamente experimentada. "Quem crê em mim, como diz a Escritura,
rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que
haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora
dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado“ (7:38,39). Devido a essa
nova obra dentro dos corações dos homens, eles seriam habilitados a outorgar o
poder de correntes de água viva a outros.
3. A nova obra do
Espírito envolverá uma habitação permanente dEle dentro do povo de Deus. "E eu rogarei ao Pai, e
ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”...
4. O Espírito glorificará
Cristo.
5. Ele é o Espírito da
verdade (14:17; 16:13), e,
como tal, dará testemunho da verdade e guiará os homens a uma revelação mais
ampla da verdade redentora. Jesus prometeu que o Espírito guiaria seus
discípulos em toda a verdade.
6. O Espírito dará poder
aos crentes. A missão primária do
Espírito é exaltar a pessoa de Jesus e interpretar a obra realizada por Ele
para a salvação dos homens.
A MISSÃO DO ESPÍRITO
NO MUNDO
Se a função primária
do Espírito, em relação aos crentes, é a de mestre e intérprete, em relação ao
mundo ele é um acusador. "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do
juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai,
e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está
julgado" (16:8-11).
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